por Silvio Meira

aviso aos navegantes…

a

spam-for-weblogs.jpgcomo já tínhamos avisado antes, este blog está trocando de infra-estrutura, passando a usar wordpress, a ferramenta [e não wordpress, o site]. isso nos dá mais capacidade, flexibilidade e, ao mesmo tempo, controle sobre posts, comentários, imagens, histórias, além de habilitar um sem-número de possibilidades criativas. ao mesmo tempo, bota o blog no centro do alvo dos blog spambots do mundo inteiro.

isso leva a uma mudança local, aqui: pra inserir um comentário em qualquer post, um comentário anterior, do mesmo autor, terá que ter sido aprovado pelo pessoal do terra [ou o comentário corrente -e pendente- terá que ser aprovado]. a aprovação é um procedimento padrão e não está -nem estará- associada a qualquer julgamento de valor sobre o conteúdo do comentário. o terra aprovará todos os comentários que não tenham jeitão de spam e, a partir do primeiro comentário aprovado, o autor passará a comentar em tempo real, sem intervenção do pessoal da casa.

vantagens e desvantagens da tecnologia. outro efeito colateral [imposto pelas regras que usamos no wordpress, aqui] é que comentários com mais de dois links [uma das características dos spams em blogs, quando usados pra programar engenhos de busca] ficarão na fila de aprovação, mesmo que o usuário esteja previamente habilitado.

daí… se vc comentou algo e seu comentário não apareceu na hora… é porque você ainda não tinha feito nenhum comentário neste blog ou porque seu comentário atual contém mais de dois links. mais hora, menos hora, ele vai ao ar. é só esperar um pouco. a censura, no blog, é zero. e o processo todo vai ser muito mais rápido depois que os plug-ins anti-spam que a galera de tecnologia está avaliando estiverem no ar. em muito breve, espero.

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo