por Silvio Meira

faltou grana: cortamos a TV ou a internet?…

f

se o bolso ficar muito raso, o que você cortaria, entre seus instrumentos de ver, ouvir e participar do mundo? a goldman sachs descobriu que muito menos gente cortaria a internet, se comparada com TV [nos EUA, a cabo] celular ou fixo. é o que diz o histograma abaixo, mostrando dados de 2010 comparados a 2009, resultado de uma pesquisa feita entre mais de duas mil pessoas entre 12 e 18 de janeiro de 2010.

image

a escala das cores do histograma, especialmente o preto sobre azul escuro da parte superior, deve ter sido feita por um designer que já foi demitido por justa causa. pra você que quer saber, só 8% dos americanos [em 2010, contra 10% em 2009] cortariam seu acesso à internet se fossem forçados a reduzir suas despesas, contra 26% [27% em 2009] que cortariam seu acesso a TV e 21% [20% em 2009] que detonariam a linha de telefone fixo. 17% [contra 18% em 2009] deixariam de ter celular.

ou seja: na prática, nos EUA, mais de três vezes mais consumidores estão dispostos a cortar TV do que internet caso sejam forçados a um regime de contenção de despesas. e internet é muito mais [mais de 2x] importante do que telefone fixo e duas vezes mais importante do que celular, pela mesma medida. como internet será para todos, em breve, móvel, espera-se que as percepções destes dois acabem por convergir: como internet vai estar no meu celular, tenho que ter um celular se quiser ter internet.

voz, no celular –e, menos perceptivelmente, no “telefone”- é só mais uma aplicação sobre as mesmas camadas de serviços e aplicações. e os consumidores estão entendendo isso muito mais rápido do que as teles.

[PS: o histograma acima é parte do estudo Independent Insight: Eighth Annual Internet Usage Survey, 2010, publicado pela goldman sachs global investment research em 22/2/2010, do qual, pelo menos aparentemente, não há nenhuma versão aberta.]

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo