por Silvio Meira

google nos torna estúpidos?…

g

o título deste post é o mesmo de um artigo recente de nicholas carr na atlantic monthly, uma das revistas mais respeitadas dos estados unidos, tratanto nosso novo modo de trabalhar informação, em rede, usando google [e similares] como co-processador[s]. num texto muito bem escrito, nick carr traz kubrick, nietzsche, weizenbaum, turing, brin, page, sócrates, platão e outros pra mesma conversa e tudo faz sentido.

segundo carr, google está para o trabalho mental assim como taylor [o dos princípios da administração científica] estava para o trabalho manual. o medir-melhorar-otimizar da “igreja” de taylor para o trabalho industrial é o mesmo fundamento do pai-nosso que se reza no googleplex para o trabalho de conhecimento. nas palavras de eric schmidt, google é…  “a company that’s founded around the science of measurement,”… que está tentando… “systematize everything”. uma verdadeira conexão google-taylor.

citada no artigo,  maryanne wolf  diz que nós não somos o que lemos, nós somos como lemos. segundo ela, o imediatismo e eficiência promovido pela web pode estar enfraquecendo nossa capacidade para o tipo de leitura profunda que emergiu na sociedade quando a prensa de gutenberg tornou-se popular no ocidente. ao ler online, segundo a psicóloga da tufts university, nós nos tornamos meros decodificadores de informação… com a nossa habilidade de interpretar, refletir e fazer conexões de alto nível praticamente desligada pelo efeito da web e seus artefatos [incluindo google, wikipedia, etc].

2008-06-10_233313-befroe-using-google.png

pode ser, pode ser. pode ser inclusive que este texto que você está lendo agora não faça o menor sentido, por múltiplas razões. primeiro, porque li o texto de nick carr na web; depois porque usei google e outros mecanismos de rede para conferir as informações do texto original; como se não bastasse, escrevi na web, inserindo links daqui pra rede e, finalmente, porque o leitor está lendo o texto na… rede. coisas do presente. fazer o quê?…

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo