por Silvio Meira

google vai lançar foguete!

g

logo de google no foguete de lançamento do geoEye 1

que google lançou um browser todo o planeta já sabe. a recepção, como seria o caso pra qualquer coisa do tipo, é mista. há quem goste, quem não goste e os que acharam assim-assim. vamos deixar os comentários pros blogs de tecnologia. e notar apenas que a verdadeira medida do sucesso não será quantos gostaram e quantos odiaram, entre a elite que entende a tecnologia, mas quantos estão usando o browser de verdade. nas minhas contas, menos de 10% do mercado de browsers [em um ano? dois?…] indicará um fracasso de mais este meio para "organizar" a informação no planeta. vamos ver.

 a novidade da semana, mais do que um browser de google, está na foto deste texto, um logo de google no foguete que deve lançar, em alguns dias, o satélite de coleta de imagens geoEye 1, que pode fotografar a terra com resolução de 41cm. o satélite fornecerá as imagens comerciais de melhor qualidade do mercado e google assinou um contratao de exclusividade pra as fotos com resolução de 50 cm, estabelecendo o novo padrão de fotos por satélite.

alguns dias atrás, do outro lado do campo, a microsoft havia anunciado que virtual earth iria começar a comercializar fotos [tiradas de avião, usando a tecnologia ultracam da própria microsoft] de 200 cidades [pra começar] com resolução de 15cm, que é muito melhor, mas em bem menos lugares, do que google vai fazer. vamos ver no que vai dar. a medida do sucesso, neste caso, não é quem gosta do que, mas o resultado em dólares destes esforços de venda de conteúdo.

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo