por Silvio Meira

na web, o crime é mais "seguro"

n

segundo reportagem de marina mello para o terra, daqui a dez anos 90% dos crimes serão pela internet. a previsão é do chefe de perícia da informação da polícia federal, paulo quintiliano, que acredita que “quase todos os criminosos vão buscar a web na hora de cometer delitos, por acreditar que a rede é um meio mais seguro“. é isso aí, crime é uma atividade de altíssimo risco; só os idiotas vão sair por aí tentando fazer alguma coisa à mão armada. tomara.

230_29626_i.jpgisso significa que está mesmo chegando a hora de toda a polícia federal [e de toda polícia] se capacitar para prevenir e combater o crime on-line, como um todo. e não para criar uma divisão de combate a não-sei-que-lá-on-line, como se sugeriu no senado alguma hora.

este blog falou disso tempos atrás e vamos comentar o assunto de novo em breve, face ao progresso, no senado, da lei sobre crimes na rede. porque nosso desafio, ao combater o crime na rede, será o de fazê-lo sem transformar a internet em um estado policial, onde quase tudo é proibido ou suspeito. se isso acontecer, perderemos a rede. o que que ninguém, em sã consciência e vivendo pelo menos no presente, quer. o que significa que o debate sobre crime on-line, sua prevenção, nossos direitos e responsabilidades, vai ser fundamental nos próximos anos da web. e do brasil.

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo