por Silvio Meira

o perigoso mundo da web

o

mais de 19% de todos os domínios que terminam por “.hk” [de hong kong] representam algum tipo de ameaça à segurança de seus visitantes. quase um em cada cinco. é muito. hong kong é o lugar mais perigoso da web. o segundo e distante lugar é “.cn”, a china, ali pelos 11%. a conclusão é da mcAfee, parte do relatório mapping the mal web, revisited, publicado em 04/06.

o risco da web em 2008, segundo a mcAfee, é similar ao de 2007, com 4.1% de todos sites em países [como em “.br”] e domínios de alto nível genéricos [tipo “.name] considerados perigosos. o brasil aparece bem na foto [0.76% dos sites oferecendo algum risco], como de resto quase todo o continente americano. o estudo levou em conta quase dez milhões de sites e mede, de uma certa forma, a temperatura do caos na rede.

2008-06-18_014754.png

o domínio considerado mais seguro é a finlândia, com um em cada dois mil sites oferecendo algum risco.  tudo a ver com o tamanho da população, língua, educação e cultura  [e sua penetração no planeta].

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo