por Silvio Meira

transmissão de vírus por… DNA

t

hhv-6-virus.jpga medicina inova e apresenta, quase todo dia, melhorias nos processos e meios de tratar doenças de todos os tipos. ao mesmo tempo, porque também desenvolve novos instrumentos e processos de análise dos seres vivos e seus componentes, descobre porque certas coisas acontecem nos nossos corpos.

uma descoberta recente [e preocupante?] é que o HHV-6, um vírus de herpes humana que causa a roséola, pode ser passado do pai ou mãe para o filho através do DNA. pesquisadores descobriram que a maioria dos bebês que nasce infectada pelo HHV-6 tem a coisa integrada ao seu DNA, o que descarta a infecção por via sangüínea e abre um novo campo de estudos sobre transmissão viral e seu controle e tratamento.

como DNA é o "programa da vida" e nós já entendemos o suficiente de vírus em programas, quando vamos ter anti-vírus para tais tipos de vírus, disponíveis em larga escala, na sociedade? e quais serão as implicações disso para o processo [anteriormente conhecido como sexo…] de inseminação humana?

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo