a intel acaba de anunciar que craig barrett deve se aposentar como chairman of the board da empresa que lidera o mercado mundial de CPUs e muitos outros componentes fundamentais para a construção de sistemas digitais. barrett, 69, é creditado por muitos como tendo sido o engenheiro que realmente "construiu" a intel como a conhecemos hoje.
se listarmos uma comissão de frente das empresas de tecnologias de informação e comunicação e serviços correlatos mais importantes do planeta, além da intel, certamente estariam a microsoft, amazon, google, yahoo, eBay, apple, ibm, cisco, oracle e mais uma dúzia. entre as que estão aí desde o começo da internet e que afetam diretamente os usuários normais, a lista é bem menor: intel, apple, microsoft, google, eBay, amazon e yahoo.
do começo de 2008 pra cá, sairam de cena os lideres da microsoft [bill gates foi tocar sua fundação, dedicada aos mais pobres e sua saúde], eBay [meg whitman está pensando em ser governadora da califórnia], intel [barrett deve continuar como presidente da U.N. Global Alliance for Information and Communications Technology and Development] e apple [steve jobs está de licença para tratamento de saúde e muitos duvidam que ele volte à empresa]. jerry yang, como se sabe, foi meio que demitido de yahoo e, ao contrário das outras empresas desta lista, não há muita gente apostando que a companhia vai rever sua antiga glória. pena.
continuam no lugar os CEOs de google, eric schmidt, que não vai aceitar nenhum cargo no governo dos EUA, muito menos o de CTO, e da amazon, jeff bezos, que está muito bem e confiante [desde sempre] na próxima geração dos serviços de internet. são os últimos representantes da velha guarda da internet, os últimos CEOs, ainda em atividade, da primeira onda das companhias de rede.
o pico atual é das companhias de redes sociais, mas quase ninguém ainda sabe quem está por trás delas… esta ainda é uma aventura a ser escrita.