Demonstrar a integridade nas eleições municipais de 2024 no Brasil é mais crucial do que nunca, dada a crescente influência das plataformas digitais e a proliferação de desinformação e do óbvio “ensaio geral” que as eleições detes ano representam para as eleições estadual e federal de 2026.
O documento Integridade das Eleições Municipais Brasileiras em 2024, escrito por mim e Rosário Pompéia, como parte dos estudos do marketingdofuturo.org, aborda as questões vitais de desinformação, discurso de ódio, publicidade política paga e uso de inteligência artificial em campanhas eleitorais. O estudo combina a análise do relatório da Democracy Reporting International (DRI) e da Fundação Getulio Vargas (FGV) com a Resolução Nº 23.732 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as eleições municipais, criando um quadro abrangente e crítico das medidas necessárias para garantir a efetividade das normas eleitoras.
Além disso, o documento destaca a infraestrutura, os serviços e o pessoal necessário para a aplicação dessas medidas e alerta sobre os riscos potenciais se a preparação e prontidão do sistema eleitoral forem inadequadas.
Para baixar o documento, é só clicar na imagem abaixo.