continua a saga brasileira na robocup de cingapura: veja o relato dos últimos acontecimentos, enviado por marco simões, da UNEB, uma das duas instituições brasileiras competindo no evento:
Fim de mais um dia de competição. Resumindo a conversa, na categoria 3D fomos eliminados na fase de grupos. Os resultados estão atualizados neste link. Apesar da desclassificação a participação é positiva; nossos estudantes tiveram bastante oportunidadede interagir com membros de outras equipes, trocar informações, contatos e obter feedback.
A principal deficiência da nossa equipe 3D está nos controladores dos robôs. Os robôs possuem muitos graus de liberdade e isso requer um esquema de controle complexo.Conseguimos fazê-los executar todos os movimentos básicos (andar, chutar, etc) mas tudo é feito muito lentamente. Por outro lado, a opinião de todos os times é que os movimentos dos nossos robôs estão entre os mais estáveis de todos os times. Se conseguirmos fazê-los mais rápidos mantendo a estabilidade, poderemos passar a disputar entre os melhores no mundial. Este feedback é muito importante pois ajudará no planejamento para continuidade do trabalho.
Na 2D, também aconteceu a eliminação na fase de grupos mas, pelas regras desta competição, ainda será disputado um triangular contra outras duas equipes nesta quinta feira para definir as classificações entre 17o e 20o lugar. Continuaremos trabalhando para fugir da temida lanterna. Independente do resultado, os últimos dois mundiais nos levam a refletir o planejamento do projeto da 2D dentro do grupo, para que possamos voltar a ter um mesmo ritmo de evolução qualitativa que tivemos no início há 4 anos atrás.
Por fim, a MR: jogamos mais duas partidas, perdemos para o MRL do Irã por 3×1 e vencemos o Northern Starts da Alemanha por 9 x 3. A classificação está bastante embolada e pelo menos 5 times brigam por 3 vagas (um time alemão, WF Wolves, está praticamente garantido). Estamos atualmente em 3o Lugar. Na próxima rodada, o BahiaMR jogará mais duas vezes em busca da classificação para as semifinais. As próximas madrugadas serão longas…
para saber mais, veja os outros textos recentes do blog sobre a robocup 2010 aqui, aqui, aqui e aqui. neste outro link, veja um relato de marco simões sobre o estado da competição em dias anteriores.