google anunciou que vai lançar um sistema operacional. isso todo mundo já sabe. o anúncio é meio sem sentido porque é um anúncio de que alguma coisa será anunciada em alguma data no segundo semestre…
mas ele passa a fazer todo sentido do mundo qundo se descobre que a microsoft deve anunciar, segunda que vem, a plataforma office na rede. há rumores por toda a web e google, pra não ser pego com as calças na mão depois de segunda feira, resolveu jogar suas cartas antes. até porque pequenos segredos, como a troca de dono do domínio office.com, estão circulando há alguns dias. segundo gente bem informada, office.com seria o endereço por trás do office online; ninguém sabe quanto a microsoft pagou aos antigos donos para ter o domínio.
esta competição é boa pra todo mundo aqui fora. parece que, afinal, teremos pelo menos dois competidores sérios no negócio de ciclo de vida de informação [pessoal ou não] online, até porque a máquina de busca da microsoft, bing, parece estar a caminho de desafiar google no modelo de negócios SFO [ou search, find, obtain], de forma mais séria do que qualquer outro competidor até agora. veja a linha azul, na figura abaixo, de um mês de bing na web. bing já é o 13o. site mais visitado na rede, bem acima de digg, twitter e da CNN.
e a microsoft, que há décadas sempre espera que alguém faça primeiro pra fazer, muito maior, depois, pode até acertar de novo desta vez. parece que parte dos US$14B do faturamento da divisão de business da empresa está sendo gasto neste esforço e devemos esperar, a partir da semana que vem, a presença de um competidor muito sério entre as plataformas de produtividade pessoal e de escritório online.
segunda a gente começa a descobrir. te cuida, google…