pra quem nao sabe, um hotspot é um lugar onde há acesso à internet via uma rede local sem fio. mais vagamente, é um ponto qualquer onde se tem acesso a uma rede wiFi, da qual se espera uma conexão com a internet.
se depender da ford, wiFi e internet vão ser argumentos para você comprar veículos da marca. por que? basta conectar seu modem 3G aos carros ford equipados com a tecnologia SYNC e pronto: seu carro inteiro se torna um hotspot wiFi e suas crianças poderão fazer seus deveres de casa já a caminho de casa. e muito mais.
o pessoal do banco de trás vai poder navegar no engarrafamento, você vai ter copilotos muitos com mapas e navegadores de todos os tipos para todos os tipos de trânsito, vai poder fazer a feira de dentro do seu carro… e tudo mais que já pensava em fazer se tivesse conectividade e computação móveis, porque tempo, em trânsitos como o de são paulo, você já tem.
se o pessoal que regula o trânsito estava preocupado com meros celulares e nós, motoristas, falando neles, pode começar a pensar no desafio de regular o uso de conectividade, computação e controle nos carros. e isso pra começar a conversa. porque coisas como SYNC irão muito mais longe: que tal painéis LCD puros [e simples, como o datasense do nissan GTR, abaixo, onde todos os instrumentos são virtuais e programáveis], em todos os carros, em conexão direta com a fábrica, a revenda e outros carros?…
SYNC é por enquanto, uma resposta à pergunta como manter meus passageiros online no trânsito?… mas vai acontecer muita coisa até que a pergunta mais geral… o que eu posso fazer com/num/para veículos online, instrumentados, controláveis e georeferenciados?… tenha respostas criativas e inovadoras, ao nosso alcance, sem que seja preciso estar ao volante de um GTR. um dia, aliás, vou ter um…