SILVIO MEIRA

software & caos [aéreo]

ontem e hoje estive dentro [como passageiro] do caos aéreo no qual a gol se meteu por –pelo menos aparentemente- não haver testado e validado seu novo sistema de alocação de tripulantes. depois, joga-se a culpa “no software”, como se linhas de código tivessem vontade própria. não têm.

de acordo com a própria empresaao implantar uma melhoria no sistema, ocorreu o problema e foram gerados dados incorretos que culminaram no planejamento inadequado da malha aérea e da jornada de trabalho dos tripulantes. Por essa razão, foi adotada novamente a configuração de escala do mês anterior.

não sei porque a ANAC não fez algumas perguntas básicas à gol, perguntas que se deveria fazer em casos como este, que são simples e passam pela imaginação de qualquer mortal, mesmo que não tenha nenhuma expertise em aviação ou software. duas delas? 1. o sistema foi testado e validado em condições similares a de uso real? passou no teste? se sim, porque não funcionou em condições reais? 2. por que a empresa resolveu mudar um sistema crítico como este em julho, mes em que o número de passageiros é certamente [20, 25%?…] maior do que junho, por exemplo? e logo no fim do mês, quando há um colapso natural por causa do fim das férias?…

no CBN bits da noite de ontem @fabiolacidral e eu discutimos o assunto, olhando para como tecnologia –e principalmente software- tem afetado nossa vida cotidiana e como, cada vez mais, deveria ser uma preocupação constante de agentes reguladores de serviços críticos como transporte aéreo. a figura abaixo é um link para o podcast na CBN.

image

[estranhamente, não houve como inserir o podcast no lugar da figura…]

Outros posts

carros que fotografam, analisam imagens…

…pra descobrir eventos específicos, como acidentes e infrações de trânsito, trocam informação entre si, com outros sistemas móveis especiais [a polícia, por exemplo]… este é

arruda, moore e o “little brother”

o [des]governador do distrito federal corre o sério risco de ver o carnaval nascer quadrado. foi pego em áudio e vídeo digital, testemunha da farta

Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do PortoDigital.org

contato@tds.company

Rua da Guia, 217, Porto Digital Recife.

tds.company
somos um negócio de levar negócios para o futuro, nosso objetivo é apoiar a transformação de negócios nascentes e legados nas jornadas de transição entre o presente analógico e o futuro digital.

strateegia
é uma plataforma colaborativa de estratégia digital para adaptação, evolução e transformação de negócios analógicos em plataformas e ecossistemas digitais, desenvolvido ao longo de mais de uma década de experiência no mercado e muitas na academia.