por Silvio Meira

redes sociais, fofoca e amizades nos ambientes de trabalho

r

Todo mundo conhece a rádio corredor: é aquela rede social através da qual tudo o que a gestão dos negócios não quer que os colaboradores saiba seja espalhado em uma velocidade proporcional ao grau de segredo que se quer manter elevado ao número de pessoas que não deveria saber. a rádio é a rede da fofoca no trabalho.

um estudo sobre fofoca e amizades no ambiente de trabalho descobriu um número de coisas sobre a rádio corredor que pode ser interessante para empresas. porque a pesquisa mostra que há uma relação entre fofoca e amizade, que por sua vez está relacionada à integração social [no ambiente de trabalho] e coesão [dos grupos]. e integração e coesão têm efeitos colaterais que vão de bem estar à performance na realização das tarefas do negócio.

qual é o principal resultado do estudo? que fuxicar [como dizia minha vó amara, o ato de contar a segundos histórias {verídicas ou não} sobre terceiros] aumenta a possibilidade de formação de ligações entre pares. e que fuxicar muito, por outro lado, diminui o número de amigos no grupo. ou seja: uma organização saudável é a que tem um certo grau de fuxico, mas não muito. e o fuxico, no trabalho, tem uma definição peculiar, que não é a da minha vó: a fofoca, no trabalho, é a conversa em que se avalia membros da organização que não estão na conversa, no momento.

numa organização saudável, a rede de fofocas tem uma densidade muito menor do que a das amizades no trabalho, como mostra a imagem, de avaliações feitas a cada 6 meses, por um ano e meio, em uma organização holandesa.

image

se você quiser dar uma olhada, uma versão do estudo The Co-evolution of Gossip and Friendship at Work: Studying the Dynamics of Multiplex Social Networks, de ellwardt, steglich e wittek, está neste link. divirta-se -e comente com os colegas de trabalho!…

.*.*.*.

este texto é o primeiro de uma série de cinco sobre novos resultados científicos sobre redes sociais aqui no blog. pra ver tudo, pela ordem, clique nos links abaixo. e boa leitura.

  1. este texto: redes sociais, fofoca e amizades nos ambientes de trabalho;
  2. redes sociais: quem influencia e quem é influenciado?;
  3. redes sociais: como prever adoção?;
  4.  baleias, golfinhos e… redes sociais;
  5. os limites da mobilização social.

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

3 comentário

por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo