todo mundo sabe que a internet é o mais fértil dos terrenos quando o assunto é mentiras, rumores e boatos, inclusive o que se convencionou chamar de trumor, ou boato com fundo de verdade. além, claro, dos fatos verídicos que acontecem e aparecem na rede, um número incomensurável de drops de informação cuja autenticidade e veracidade não pode ser verificada circula todos os dias.
e isso não tem nada de mal, se você souber ler. saber ler, aqui, não significa ser alfabetizado, mas saber interpretar o que se leu e saber, também, o que fazer com o que acabou de ser entendido. no longo prazo, todo mundo –ou quase- vai ficar esperto o suficiente para não cair nos contos e mentiras mais básicos e, depois, nos mais elaborados. alguma hora todo mundo vai saber que seu banco não manda um emeio pedindo seus dados. e os mentirosos [e golpistas] vão ter que se especializar, atingir novos níveis de competência e criatividade. a fila, como se sabe, anda. pra todos.
essa conversa mole foi só pra chamar atenção para um [t]rumor que está circulando na rede há alguns dias, veiculado inicialmente pelo blog coletivo internet evolution, que por sinal é uma rede de gente muito bem relacionada e informada.
andrew keen pegou um fato [a saída de eric schmidt, ceo de google, do conselho da apple], considerou um cenário [google é a “nova” microsoft; a microsoft propriamente dita e a apple têm que correr atrás dele], um ambiente de competição feroz dentro deste cenário [todo mundo é móvel, mobilidade é o que importa, google vai competir com a apple e a microsoft neste ambiente; e mais com a symbian e talvez com palm pre, pelo menos] e uma constatação histórica: não vai dar pra todo mundo.
não há cinco infraestruturas competindo de igual pra igual em lugar nenhum da economia de informação. ou em qualquer outra economia de escala. alguém lidera por muito, lá longe há uns dois outros e depois vem “o resto”. pense windows, OS X e linux. pior: pense office, que nem competidor tem. pense [em busca] google: 80% do mercado. e por aí vai. pense no que android pode vir a fazer com o mercado que talvez seja o mais importante e lucrativo dos próximos tempos. não vai dar pra todo mundo mesmo.
se não vai dar pra todo mundo, a pergunta de keen é… será que os inimigos de sempre, apple e microsoft, não deveriam se unir contra o inimigo da vez, google? e será que isso não poderia começar com bill gates assumindo o lugar de eric schmidt no conselho da apple?…
todas as peças do quebra-cabeças estão quase no lugar. é só juntar… depois de esquecer, é claro, que as duas companhias estão em campos mais [aparentemente] opostos do que inglaterra e frança estavam quando viviam em guerra permanente e por qualquer motivo.
trate a pergunta de keen como quiser: opinião, pressentimento, rumor, trumor, [desejo?], o que for. mas, se vier a ser verdade, em qualquer época, terá sido um dos mais originais e interessantes boatos já criados na rede.