…e quando o software falha, tudo para, ou fica muito pior. uma falha no software responsável pela gestão dos planos de vôo, nos EUA, causou horas de atraso, ontem [terça]. um centro de processamento de dados em atlanta saiu do ar e sobrecarregou um outro, em salt lake city, que ficou sozinho tomando conta do tráfego aéreo de uma boa parte dos estados unidos.
a gente conhece este assunto de perto aqui em pindorama. lá, o problema foi administrativo; quem não estava no ar não podia decolar. aqui, a gente vê o problema não só na administração [fiquei 2h no recife esperando que a aprovação de um plano de vôo, outro dia, e me disseram que a razão da demora era a "rede fora do ar"] mas na segurança de vôo [outro dia fiquei outras 2h no chão porque um radar qualquer estava fora do ar].
vamos viver estes incidentes por muito tempo, até que os sistemas de informação se tornem mais confiáveis [porque desenvolvidos sob normas de segurança e performance mais severas] e/ou mais resilientes, porque replicados de forma mais inteligente do que vemos hoje, aqui e mundo afora. até que isto aconteça, pode se preparar para "o sistema" atrapalhar sua vida. e muito mais do que vez por outra: com diz watts humphrey, "qualquer que seja seu negócio, em última análise sua empresa é uma empresa de software"…