há quase um ano, este blog publicou um texto [quem define o mercado?] onde discutia as tendências de formação de mercados, hoje, lideradas por pessoas digitais, conectadas, móveis e, em breve, capazes de programar seus dispositivos e o mundo ao redor.
a imagem acima, de uma apresentação realizada na futureCom do ano passado, diz que as pessoas nascidas de 1965 para cá [gente de 45 anos ou menos] vivem em um ambiente digital, conectado, móvel e programável.
em agosto, entrevistamos ricardo cavallini, da wMcCann, sobre o mercado brasileiro de mobilidade, e ele nos dizia que…
Os brasileiros têm o hábito de acessar redes sociais e levaram este comportamento para o celular. Os brasileiros que compram pela internet o farão no ambiente móvel também. Então, o resultado pode não vir no curtíssimo prazo, mas se eu fosse um varejista, começaria ontem a experimentar e marcar minha presença no ambiente móvel.
Nos próximos mil dias, acho que a influência do celular na compra será mais importante do que a compra em si através do celular. O aparelho será nossa grande interface com o mundo analógico. Poderemos comparar preços, ver opinião de outros consumidores e até achar lojas próximas com ofertas melhores. Todo aquele poder que a internet trouxe para o consumidor, na sua mão, o tempo todo.
agora olhe os números abaixo, de um relatório recente da millenial media sobre o crescimento do mercado mundial de marketing móvel.
em um ano, o mercado de marketing móvel dobrou e, nos quatro anos até 2015, pode sextuplicar. isso valida, globalmente, a opinião de cavallini, ainda mais quando se olha para o crescimento do investimento em marketing móvel em alguns segmentos de mercado…
…o que aponta para uma mudança radical de comportamento das empresas em relação à mobilidade. isso porque o comportamento das pessoas está mudando radicalmente, e em pouco tempo, como mostra o gráfico abaixo…
em pouco mais de dois anos, a porcentagem de pessoas que, a partir de uma provocação, faz um download, cresceu 667%. hoje, três vezes mais pessoas estão dispostas a ver um vídeo no celular do que em 2009.
mas marketing é meio, o resultado deve ser posições ou ações no mercado: na austrália, segundo mercado mundial em penetração de smartphones e onde 87% das pessoas afirma levar em conta mobile marketing, 12% das ordens da domino’s pizza são originadas em celulares [no negócio, 40% é online]. sinal dos tempos. breve, num smartphone perto de você. ou, melhor ainda, no seu.