a booz & company acaba de publicar seu estudo sobre inovação de 2008 [beyond borders: the global innovation 1000], tratando as mil empresas, mundo afora, que mais investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação. as mil, entre elas, investem quase meio trilhão de dólares em inovação. muito, mais muito dinheiro mesmo.
metade de tudo o que se acha que foi aplicado em inovação, no mundo, em 2007, aí pelos um trilhão de dólares. as vinte maiores, clube restrito de quem gasta tanto ou mais que a sony [número 20, com gastos de US$4.5B] investem quase US$130B por ano. entre elas, seis empresas de TICs: pela ordem, nokia, microsoft, samsung, ibm, intel e sony.
a boa notícia para países emergentes, como o nosso, que começam a ter uma grande quantidade de pesquisadores sendo formados, por ano, no seu sistema de pós-graduação, é que 91% dos maiores investidores em inovação aplicam seus recursos também fora de seu país de origem e tais investimentos correspondem a 45% do total.
grande oportunidade para empresas inovadoras, institutos de inovação, universidades e pesquisadores brasileiros. é só saber quem gasta, onde já gasta e… ir atrás. bem… não é tão simples assim. mas se você ficar paradão aí, perdido em alguma esquina do mundo, ninguém irá lá atrás de você não. nem de mim. mexamo-nos, pois.