SILVIO MEIRA

a escola, no brasil, no séc. XXI

“A escola é um problema complexo demais para ser deixado só para pedagogos”. frase de luciano meira, da psicologia cognitiva da UFPE, falando de educação no brasil, no século XXI,  provocação para um debate que eu e ele fizemos para a rede brasileira prospectiva, que está com o assunto no topo da agenda. de mais de uma forma, um número de agentes essenciais para a educação brasileira está chegando à conclusão que nós chegamos no vídeo abaixo… a de que uma inovação essencial para resolver os nossos profundos problemas educacionais, em todos os níveis, é trazer o tempo para a equação e começar a pensar e agir no muito longo prazo.

a sociedade precisa entender que muitas das coisas que todos queremos da escola e das universidades vão demorar muito tempo para conseguir. temos que começar agora, claro, pois –nesse caso- o tempo começa a ser contado quando se começa a fazer algo. mas não resolveremos nenhum dos grandes problemas da universidade e dos ensinos fundamental e médio em um ou dois mandatos de seja lá quem for e, mesmo no longo prazo, mantendo as estruturas, sistemas e processos que fazem os sistemas, hoje.

e são muitas as mudanças necessárias, desde o regime de incentivos que levou as universidades e seus professores a se tornarem fábricas de papers até a escolha de gestores [reitores, diretores de escolas…] por eleição, como se votos resolvessem tudo, em todos os contextos. veja o vídeo, lembrando que ele é só pra provocar o debate e não um vade mecum para resolver os problemas da educação no brasil.

Outros posts

google vai lançar foguete!

que google lançou um browser todo o planeta já sabe. a recepção, como seria o caso pra qualquer coisa do tipo, é mista. há quem

google: monopólio? e daí?

segundo uma advogada americana especializada em casos federais contra monopólios, "google obteve, de forma legítima, um monopólio no mercado de busca [na web]". uma das

os paradoxos da inovação

wim buekens chama a atenção, em um artigo muito interessante, para os paradoxos da inovação, para as tensões entre continuar fazendo o passado no presente

Temos Nerds. E o EmpreendedoNERDismo?

Todo janeiro São Paulo sedia uma Campus Party. Que chega no Recife neste fim de semana. Ao que parece, para ficar. Os ingressos desapareceram na mesma velocidade

Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do PortoDigital.org

contato@tds.company

Rua da Guia, 217, Porto Digital Recife.

tds.company
somos um negócio de levar negócios para o futuro, nosso objetivo é apoiar a transformação de negócios nascentes e legados nas jornadas de transição entre o presente analógico e o futuro digital.

strateegia
é uma plataforma colaborativa de estratégia digital para adaptação, evolução e transformação de negócios analógicos em plataformas e ecossistemas digitais, desenvolvido ao longo de mais de uma década de experiência no mercado e muitas na academia.