cerca de 600.000 laptops são perdidos por ano nos aeroportos dos estados unidos. você não leu errado não: perto de 12.000 laptops são esquecidos nos aeroportos americanos por semana, de acordo com um estudo independente do ponemon institute, financiado pela dell. a pressa, o medo de perder o vôo e estar carregando muitas coisas são as razões que os passageiros apontam como causa da grande fuga dos laptops.
los angeles é o campeão, com 10% da perda total. as descobertas deste estudo sobre mobilidade computacional são ainda mais impressionantes porque… 1] quase 70% dos laptops não são recuperados; 2] mais de 50% das pessoas carrega dados sigilosos, de suas empresas, neles; 3] 65% dos que sabem que têm informação confidencial nos laptops não faz nada para protegê-la e… 4] mais de 40% não têm cópia dos dados armazenados em seus laptops.
qual será a realidade no brasil? não há dados. considenrando o tamanho da confusão que um simples disco rígido pode causar, se cair nas mãos erradas [ou certas] é bom cada um e cada qual tomar cuidado com o seu. lá nos eua, o problema não vai ser resolvido facilmente. dos passageiros consultados no estudo, apenas 1% reconheceu haver perdido um laptop no aeroporto, enquanto 84% dos entrevistados conhece alguém que perdeu um. sem ter o problema, ninguém precisa de solução. os aeroportos americanos, por outro lado, poderiam usar os laptops deixados no terminal e não procurados pelos seus donos como solução, parte de uma política de inclusão digital. não há muitos programas, por aí, que dispõem mais de 400 mil PCs por ano… grátis.