SILVIO MEIRA

a gambiarra e o rubik

vez por outra a gente fala de robôs, como quando os robôs baianos se saíram bem melhor na robocup 2010 do que o time do brasil na copa do mesmo ano. ou quando a foxConn anunciou que iria trocar uma parte de seus montadores por um milhão de robôs, e em pouco tempo. ou quando mencionamos as máquinas de guerra autônomas que estão sendo desenhadas para ir à guerra no lugar dos soldados humanos de outrora. e passamos pelos robôs que serão amados e farão sexo com humanos. será? não sei. trata-se de uma tese de david levy. vá ler.

boa parte disso parece ficção científica, distante do dia a dia de mortais comuns como eu e você. mas agora imagine uma arrumação caseira, uma gambiarra feita com uns blocos de lego [se bem que dos mais radicais] e um smartphone, capaz de bater o recorde dos humanos pra resolver o cubo de rubik, aquele quebra-cabeças infernal que gastou infinitas horas dos nossos passados. pensou? clique no vídeo abaixo pra ver a gambiarra resolvendo o cubo…

…mais rápido do que feliks zemdegs, dono do recorde mundial humano, de 5.66 segundos de manipulação, depois de analisar o problema. a gambiarra do vídeo faz tudo em perto de sete segundos. e é só uma gambiarra.

sabe onde os alunos de hoje em dia estão aprendendo os fundamentos das tecnologias por trás de robôs como este? no ensino fundamental. veja esta busca, que tem como resultado uma pá de links para ensino e campeonatos de robótica no nível mais básico do ensino. e estamos falando da galerinha de 8 a 12  anos de idade, aprendendo a combinar computação, controle e comunicação pra fazer o futuro funcionar. crianças que estão tratando de sensores e atuadores quando não estão nos seus video games. isso vai mudar muita coisa, pode esperar.

pena que no ensino público, onde está a vasta maioria dos alunos, haja muito pouco disso. uma ou outra experiência aqui e ali são o que se vê. e nada de uma política nacional abrangente que pudesse usar o interesse natural que a robótica desperta nos alunos para criar mais e melhores oportunidades de aprendizado, a maioria delas, por sinal, transdisciplinar.

se nada for feito –rápido- no ensino público, esta será mais uma daquelas desigualdades a resolver lá na frente, pois as escolas privadas estão ligadas desde sempre na importância dos robôs e gambiarras robóticas no processo de aprendizado e participam, há tempos, de campeonatos internacionais.

image

Outros posts

por um triz: phelps vs. cavic

o sistema de temporização da piscina olímpica de beijing é da omega [e sua descrição está aqui]. a precisão intrínseca do hardware e software do

a tv digital já deu certo

noite de poucos graus em são paulo, nossa mesa no aguzzo ladeada por uma confraria de vinho, eles lá tomando notas dos teores e sabores

n tweets sobre inovação: 10/10

O blog está publicando uma seleção comentada de tweets de @srlm sobre inovação e criatividade, empreendedorismo, novos negócios, coisas que nós deveríamos ter em muito

militares mais liberais do que civis?

pense no ambiente militar: cada coisa em seu lugar, cada um com sua função, tudo ordenado [literalmente] de cima pra baixo… e você acaba pensando,

Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do PortoDigital.org

contato@tds.company

Rua da Guia, 217, Porto Digital Recife.

tds.company
somos um negócio de levar negócios para o futuro, nosso objetivo é apoiar a transformação de negócios nascentes e legados nas jornadas de transição entre o presente analógico e o futuro digital.

strateegia
é uma plataforma colaborativa de estratégia digital para adaptação, evolução e transformação de negócios analógicos em plataformas e ecossistemas digitais, desenvolvido ao longo de mais de uma década de experiência no mercado e muitas na academia.