SILVIO MEIRA

a internet se torna “normal”

no começo de 2008, uma analista do IDC, um dos principais institutos de pesquisa sobre TICs, ao ser perguntada os efeitos de uma possível recessão na propaganda online, respondeu que“We think there will be some effect on advertising spending overall, but online ad spending will almost be unaffected—even if there’s a depression.” ou seja, que haveria algum efeito da crise na propaganda como um todo, mas os anúncios online não seriam afetados, mesmo que houvesse uma recessão.

machado de assis, escrevendo sobre josé de alencar na revista literária, em 1883, concluia seu texto –elogioso- sobre o grande escritor cearense dizendo que… “o futuro nunca se engana”. o histograma abaixo é o futuro, em relação à conversa da analista do IDC, e ele não se engana:

image

o histograma nos mostra, de forma muito simples, que em mercados online maduros, como os EUA, a internet, como mídia e veículo para anúncios, também amadureceu. e muito rapidamente. o primeiro trimestre de 2009 teve 5% menos investimento em anúncios online do que o último de 2008 e 10% a menos do que o trimestre correspondente em 2008.

e isso deveria ser óbvio para todo mundo. se os jornais em papel estão sendo destruídos [; aqui ainda terão alguma sobrevida, mas pouca] por causa da fuga dos leitores e dos anúncios para a rede… e se há uma mega-crise que afeta todas as indústrias e públicos, porque não haveria de afetar a “indústria” de anúncios online?

no brasil, a publicidade na internet já empata com a de tv por assinatura [ao redor de 3.5%] do total e, este ano, passa o rádio, que detém pouco mais de 4.2% do total. à medida em que a rede ganha importância e passa a fazer parte da normalidade –e não da exceção, todas as agruras que afetam os outros meios e mercados também serão sentidos, e com intensidades muito relevantes, na internet.

ainda bem. a rede, mais rápido do que muita gente pensou que fosse acontecer, passa a fazer parte da nossa normalidade e se torna parte da paisagem.

Outros posts

tecnologia: o que vai rolar em 2013?

E o mundo, afinal, não se acabou. Pra comemorar, resolvi fazer um texto com letras maiúsculas. Dá trabalho adicional; ficar clicando shift e prestando atenção

livros? 129.864.880

em tempos de festa literária, a companhia determinada a “organizar” nada menos que “toda” a informação do mundo aparece com um número inusitado: cento e

a verdadeira viagem fantástica

no clássico fantastic voyage, de harry kleiner, cinco marinheiros viajam pela corrente sangüínea de um ser humano em um nanosubmarino, com o destino de resolver

um novo [e eletrônico] olhar

anos atrás, comecei a perguntar a audiências várias, dentro e fora da universidade, quem topava trocar um olho [daqueles bem míopes] por um olho eletrônico

Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do PortoDigital.org

contato@tds.company

Rua da Guia, 217, Porto Digital Recife.

tds.company
somos um negócio de levar negócios para o futuro, nosso objetivo é apoiar a transformação de negócios nascentes e legados nas jornadas de transição entre o presente analógico e o futuro digital.

strateegia
é uma plataforma colaborativa de estratégia digital para adaptação, evolução e transformação de negócios analógicos em plataformas e ecossistemas digitais, desenvolvido ao longo de mais de uma década de experiência no mercado e muitas na academia.