SILVIO MEIRA

comentário na web é "compartilhado" [para 40% dos usuários]

2008-06-17_021503.pngparece óbvio [pelo menos a mim] que meus comentários [num blog qualquer, numa rede social, num jornal impresso]  me pertencem. mas pra tudo, hoje, há um debate. este aqui, no intenseDebate, tá quente e tem, até agora, um resultado inesperado: só 23% dos autores que participaram da enquete [até agora] acha que seu comentário é mesmo seu [37% acham que pertencem a quem os publica e outros 40% acham que a propriedade é compartilhada].

propriedade tem que ver com responsabilidade: se um blog não filtra nem edita os comentários, cada um é dono do seu texto e absolutamente responsável por ele e suas conseqüências. em uma disputa judicial recente, os advogados de google usaram como defesa [em um caso de difamação no orkut] o fato de que, apesar de ser possível [e eu adiciono “em termos”] identificar os usuários do sistema, a lei não obriga a empresa a identificar positivamente nenhum deles.

no caso de um texto anônimo, a interpretação da corte foi de que google é responsável pelo texto [logo… seu proprietário?] e tem que responder legalmente por isso. multa de 10 paus pra empresa. pelos votos da enquete acima, mais de 70% concordariam com a decisão do judiciário do rio de janeiro, que condenou google/orkut.

ou não? taí um bom debate pros comentários aqui dos blogs do terramagazine. antes que alguém processe o bob fernandes pelo simples fato de criar e manter o espaço…

Outros posts

a web, o social, os jornais

quanto maior a penetração de redes sociais… …maior a queda na circulação [paga] dos jornais. e o brasil é uma exceção. a circulação paga, por

por um triz: phelps vs. cavic

o sistema de temporização da piscina olímpica de beijing é da omega [e sua descrição está aqui]. a precisão intrínseca do hardware e software do

Escola sem giz e Internet no boteco

Esta entrevista saiu no extinto Jornal da Tarde, do Grupo Estado de São Paulo, no primeiro quadrimestre de 1998. Na época, eu representava os usuários e era secretário

Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do PortoDigital.org

contato@tds.company

Rua da Guia, 217, Porto Digital Recife.

tds.company
somos um negócio de levar negócios para o futuro, nosso objetivo é apoiar a transformação de negócios nascentes e legados nas jornadas de transição entre o presente analógico e o futuro digital.

strateegia
é uma plataforma colaborativa de estratégia digital para adaptação, evolução e transformação de negócios analógicos em plataformas e ecossistemas digitais, desenvolvido ao longo de mais de uma década de experiência no mercado e muitas na academia.