SILVIO MEIRA

a vez dos robôs… de brinquedo

toda vez que se fala de robôs, e das possibilidades deles substituirem uma boa parte das funções burras e repetitivas hoje realizadas por humanos, há uma grita geral, liderada por gente que nem desconfia que tecnologia, no correr dos séculos, vem substituindo funções humanas o tempo todo. pense no que os aquedutos fizeram, há milhares de anos: foi ou não, e com muitas vantagens, substituir a lata-d’água-na-cabeça?…

abaixo, o aqueduto de pont du gard, em nîmes, frança, construído há vinte séculos e que tinha quase cinquenta quilômetros de comprimento. tecnologia [da época] a serviço das pessoas e cidades.

image

o robô de hoje, aqui no blog, é de brincadeira. hans andersson pegou um lego mindstorms comprado inicialmente para seus filhos [o conjunto custa menos de US$300] e construiu uma maquininha que resolve, sozinha, o jogo matemático de sudoku. quer ver como é fácil? jogue aqui.

image

no vídeo abaixo, você pode ver o brinquedo resolvendo um sudoku básico. pra fazê-lo, a coisa lê e entende o desafio, usa um algoritmo para resolver a dificuldade matemática e escreve, quadro a quadro, a solução.

este robô está longe de ser ciência profunda ou tecnologia alta e exótica; é parte de um ambiente onde cada vez mais gente sabe programar coisas que têm uma capacidade de processamento cada vez maior. por preços que, em breve todos poderão pagar.

o limite? superior, ainda vamos ver. inferior, e no curto prazo, é mais ou menos o seguinte: se você trabalha fazendo alguma coisa que não demanda funções mentais superiores, é bom se preparar, porque, antes do que você imagina, suas atividades estarão sendo realizadas por um robô.

alguma novidade nisso? não. tecnologia vem substituindo esforço humano desde o princípio dos tempos. e nós, humanos, ao mesmo tempo, vamos ficando cada vez mais sofisticados. o problema é que nem todo mundo está tendo acesso aos níveis e qualidade de educação que nos torna aptos a sair do patamar de atividades que serão realizadas, em breve, por robôs, para outros, muito mais desafiadores, interessantes, sofisticados e, por enquanto, fora do alcance das máquinas. por enquanto…

Outros posts

a privacidade, como norma, de volta?

Durante 2 anos, 20 jornalistas do washington post trabalharam dia e noite pra revelar a rede de espionagem do governo americano. em 2010, descobriram 45

redes sociais? móveis.

facebook tem 400 milhões de usuários. fosse um país, seria o terceiro mais populoso do planeta, logo atrás de china [1.336B pessoas] e índia [1.177B]

google e nossa memória

olhe a imagem abaixo, que está neste link em muito maior resolução. neste outro link, há uma afirmação radical sobre a imagem acima: google está

liberté… mas nem tanto

Imagine que a OI decidisse vender o IG e o governo brasileiro entrasse no jogo, proibindo a transação. a OI vendeu o IG ano passado

Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do PortoDigital.org

contato@tds.company

Rua da Guia, 217, Porto Digital Recife.

tds.company
somos um negócio de levar negócios para o futuro, nosso objetivo é apoiar a transformação de negócios nascentes e legados nas jornadas de transição entre o presente analógico e o futuro digital.

strateegia
é uma plataforma colaborativa de estratégia digital para adaptação, evolução e transformação de negócios analógicos em plataformas e ecossistemas digitais, desenvolvido ao longo de mais de uma década de experiência no mercado e muitas na academia.