Depois de mais de 5 anos no TERRA, onde está desde o começo de 2008, este blog vai se aventurar em uma nova e comunitária parada. Foram 5 deliciosos anos de palpites, debates, contribuições, erros, acertos e tudo mais o que se passa quando se tenta falar sobre o mundo. Nosso mundo, em especial, o de TICs, muda tanto e tão rápido que acompanhar [minimamente] o que está acontecendo é uma parada. O blog tentou. Foram séries sobre muita coisa, desde robôs e guerra digital até previsões e educação empreendedora. Esta, de 27 capítulos, foi o rascunho de um livro, Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil, que está na segunda impressão, graças ao blog. Foi muito massa escrever aqui.
Durante estes anos o TERRA foi a base, a plataforma. Todos estiveram sempre ao lado, mais do que olhando, atentamente observando e ajudando a desenrolar o dia a dia de publicar na web, que parece trivial mas, vez por outra, muita gente entra em cena pra garantir que o que tinha que acontecer vai… acontecer. Eu sou muito grato a todos os times do TERRA por terem, sempre que foi preciso, saído de seus afazeres pra dar conta de um blog a mais e seus problemas.
A Bob Fernandes, que me convidou pra vir pro TERRA MAGAZINE lá em 2008, meu muito obrigado, em especial pelo desafio e prazer de poder trabalhar com um dos maiores e mais experientes jornalistas do país. Te devo essa, Bob. A Toninho Prada, diretor global de produtos e conteúdo do TERRA na maior parte destes 5 anos, devo provocações e debates, além de estímulo pra fazer muito mais do que eu teria feito sem ele. A Hélio Gomes, que substituiu Toninho, agradeço o apoio e tratamento gentil e profissional dos últimos tempos.
Agora é hora de partir. Sem desaparecer. Porque o conteúdo do blog está sendo copiado para uma nova plataforma, que vai prototipar novas formas de conexão, relacionamento, interação, criação de significados e conhecimento em rede. Com autoria no centro de tudo, tanto pra quem escreve como pra quem lê, quase como se não houvesse –se o leitor não quiser- distinção entre leitores e escritores. Bem no começo, não vai dar pra ver a distinção entre o que queremos fazer e um blog como este… até porque vamos levar o blog, exatamente como aqui está, pra lá. A partir daí, vamos evoluir a coisa toda pra ser uma plataforma de… bem, é segredo.
Depois de 5 anos sem descanso, escrevendo aqui várias vezes por semana e depois de 3.000 horas com Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil no colo e na imaginação, tá na hora de parar um pouco. Mas não muito. O blog volta depois do carnaval, que este ano só acaba no 4 de março: 10/3/14 a gente tá no ar; daqui pra lá, twitter.com/srlm e facebook.com/srdlm continuam a todo vapor, além dos comentários no CBN BITS DA NOITE às terças, 2250h. A vida, claro, continua.
O blog continua; passo a passo, vamos mudar pra boletim.de/ que, no momento, aponta de volta para este blog aqui no TERRA, mas estará no lugar em muito breve. Apareça, a gente se vê por lá. Com você escrevendo também… quem sabe? Enquanto isso, clique na imagem abaixo pra dar uma olhada no cenário de [e com, para…] TICs em 2014 e depois, que acabei de publicar na IKEWAI.com.
.*.*.*.*.*.*.*.*.
So long, and thanks for all the fish.