às vésperas de lançar no japão um segundo filme de longa metragem sobre os tamagotchis, a bandai, dona da franquia, botou doze ultra-curtas [menos de três minutos cada] no youTube, legendados em sete línguas, incluindo português. a estratégia é a mesma de muitos outros produtores: marketing viral na rede, na expectativa de que a atenção criada pela presença online favoreça vendas [de todos os tipos, não só do filme] para TVs e distribuidores.
funciona? sim, e faz tempo. vídeos virais são parte da estratégia de muita gente e há muito tempo. há companhias que se especializaram nisso, inclusive. no caso, a bandai deve estar esperando que seu material tenha a mesma sorte que dona solange, a gaga de ilhéus. mas vai ter que ralar muito. dona solange já tem mais de dois milhões de apresentações e seu vídeo [não intencional] criou um personagem, hoje, nacional. os vídeos dos tamagotchis só têm uns poucos milhares de visualizações cada um…
danado é que falta, aqui, uma bandai pra transformar dona solange em uma verdadeira estrela e sua cidadania em uma franquia de classe mundial. vá ver.