carlos ghosn, o brasileiro que preside a renault-nissan [cadê o LEAF, seu modelo elétrico, no brasil?], diz que veículos estão se transformando em plataformas móveis, programáveis. o blog tratou do assunto em carros em modo beta, movidos a tanto software que começam a se comportar como se software fossem. por que são: carros de topo de linha têm dezenas de milhões de linhas de código rodando em seus computadores [sim, mais de um, muitos]… com alguns chegando a 100 milhões de linhas de código.
pra comparar, windows 7 tem "apenas" 50 milhões de linhas de código.
agora olhe o conceito fun-vii que a toyota propõe para 20XX, mostrado no vídeo abaixo. e se lembre que o software para fazer o carro "entrar" na rede de ruas e ser dirigido por elas é muito mais complexo do que as interfaces que vão permitir [veja o vídeo] você decorar o carro do jeito que quiser e mesmo do que a assistente holográfica que aparece para conversar com o motorista enquanto ele não faz nada [é passageiro, na verdade…].
em dezembro de 2011 e janeiro de 2012, o blog publica [ao contrário da norma, aqui] bits: textos pequenos, bem mais frequentes, sobre nossa [mundana] vida digital. ao invés dos raciocínios estruturados e interligados de costume, vamos nos ater a TRÊS parágrafos, no máximo. boa leitura.