a daimler lançou de forma piloto em ulm, na alemanha, um serviço que deveria ser estendido a todo o mundo, pela comodidade e simplicidade. são smart forTwos [50 deles, por enquanto] que podem ser reservados pela web ou que você, depois de ter assinado o serviço [grátis!] e ter sua carteira de motorista eletronicamente codificada [pelo que parece RFID], pode pegar e largar em qualquer ponto autorizado da cidade.
o carro sai por 19 centavos de euro por minuto, e o lance que o diferencia de coisas similares que já existem noutras cidades é a simplicidade de pegar e largar, e o fato da daimler ter pensado todo o sistema do ponto de vista de ciclo de vida da informação. todos os carros têm GPS e a locadora sabe, o tempo todo, onde todos eles estão e com quem estão ou estiveram, o tempo todo. capaz de pegar. o piloto pode virar comercial ainda em 2009. tomara que chegue [logo] em recife também. na cidade, pelo menos, carro deveria ser serviço.
e, enquanto os outros, particulares, ainda estão por aí, os carros-serviço deveriam ter todas as prioridades possíveis, de tal forma a quem estivesse andando "no seu" ter a maior quantidade possível de motivos pra andar "no nosso". e gestão de ciclo de vida de informação vai ser essencial pra isso. o carro-como-serviço é, acima de tudo, informação.