SILVIO MEIRA

carros que fotografam, analisam imagens…

…pra descobrir eventos específicos, como acidentes e infrações de trânsito, trocam informação entre si, com outros sistemas móveis especiais [a polícia, por exemplo]… este é o conteúdo da palestra de mario gerla, que está rolando esta tarde, no XXVII simpósio brasileiro de redes de computadores, em recife.

gerla, da university of california los angeles, está falando sobre sistemas de informação [veicular] móveis, e exemplificando, em particular, o ambiente mobEyes, no qual está diretamente envolvido. as perspectivas são imensas, da mesma forma que os problemas; afinal de contas, você [nem ninguém] quer que seu carro saia por aí, fotografando a tudo e a todos, e depois dedando à polícia.

Vehicular_sensor_networks

mas que ia ser massa se os carros ao redor do seu tivessem fotografado, ou melhor, gravado, em áudio e vídeo, aquela batida na qual um sem noção qualquer destruiu sua lateral e quer que você seja o culpado… lá isso ia. até porque o carro do doidão teria gravado a mesma coisa também, no caso dele incluindo velocidade, posição, freio, condição do sinal [que ele cruzou…] etc.

pela proposta de gerla, apenas os metadados [informação sobre a informação real que o carro detém] seria passado a outros carros [e aos “agentes especiais”…], garantindo que somente em certas condições se teria acesso à informação gerada no [ou pelo] carro. beleza. mas… e os hackers?… e os grampos, que haveria, certamente no brasil, nos carros?…

pode ser que, com o tempo, os carros não saiam por aí “gravando” tudo e todos. mas algo me diz que eles vão estar em rede, entre eles e com as ruas [e sinais, e radares…] muito em breve. e que este tipo de pesquisa vai ser fundamental pra isso.

Outros posts

dois possíveis fins-de-mundo?…

o que é mais provável? o fim do mundo pela via econômica ou física? segundo os economistas, o federal reserve americano vai, como nas novelas,

educação empreendedora: 19

este post é parte de uma série sobre educação empreendedora, derivado de uma palestra dada no sebrae nacional, em brasilia, no 27 de janeiro passado.

书 在 桌子 上边。

trezentos e oitenta e quatro milhões de chineses já estavam na internet no fim de 2009. isso é cinquenta por cento a mais do que

câncer: jogos ajudam no combate

a boa notícia vem da califórnia e nos diz que jogos podem ser um aliado muito importante no tratamento de câncer. um jogo onde um

Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do PortoDigital.org

contato@tds.company

Rua da Guia, 217, Porto Digital Recife.

tds.company
somos um negócio de levar negócios para o futuro, nosso objetivo é apoiar a transformação de negócios nascentes e legados nas jornadas de transição entre o presente analógico e o futuro digital.

strateegia
é uma plataforma colaborativa de estratégia digital para adaptação, evolução e transformação de negócios analógicos em plataformas e ecossistemas digitais, desenvolvido ao longo de mais de uma década de experiência no mercado e muitas na academia.