um ESTUDO de 20 empresas dos setores automotivo, metalúrgico, elétrico, químico e embalagens mostra que comportamentos disfuncionais em REUNIÕES [como fugir do tema, reclamar, criticar… inversões e inserções na pauta] estão correlacionados a MENOR 1. participação no mercado, 2. grau de inovação do/no negócio e 3. menor estabilidade dos trabalhadores no emprego: bit.ly/3MfqAjW.
quando questionados, 71% dos gerentes sênior diz que reuniões são improdutivas e ineficientes; para 64%, o tempo de reuniões poderia/deveria ser investido em momentos de reflexão profunda e 62% dizem que reuniões não conseguem aproximar equipes.
nos anos 60, eram menos de 10h/semana gastos em reuniões, nos negócios. os dados mais recentes mostram que já estamos em 23h/semana… e não há sinais de regressão.
o que é que se aprende com o ESTUDO [veja em bit.ly/2CEFthr] de 19 MILHÕES de REUNIÕES?… 1. reuniões mal organizadas consomem o tempo em que as pessoas fariam seu trabalho [para 44% dos pesquisados] e 2. só nos EUA, a improdutividade das reuniões detonou US$399 BILHÕES em 2019. isso era, claro, antes da pandemia.
um ESTUDO de 17 meses com 10.000+ empregados mostra que na PANDEMIA se trabalhou 30% MAIS horas, com um aumento de 18% em horas extras, e a PRODUTIVIDADE caiu 20%. a ILUSÃO de maior eficiência EM CASA foi criada por mais horas de ralação. a razão, segundo os autores do estudo? REUNIÕES [veja em econ.st/2RR2ea3]. a LEI de BARTLEBY diz que 80% do tempo de 80% das pessoas presentes em REUNIÕES, nas empresas, é DESPERDIÇADO. isso daria só 36% de pessoas×tempo útil nas reuniões, e a “lei” é pra encontros presenciais. será que fizemos mais reuniões, com mais gente e menos preparo, pra trabalhar ONLINE? parece que a resposta inequívoca é… sim.
reuniões “dão certo” quando 90% [ou mais] do trabalho É feito ANTES da reunião. aí, a vasta maioria das reuniões NEM precisa acontecer [veja bit.ly/391VwXp]. mas depende muito de pra que a reunião SERVE: TEMPO é um recurso muito ESCASSO e mal UTILIZADO em [grandes] empresas. uma pesquisa partiu da REUNIÃO SEMANAL de um comitê executivo de um grande negócio e descobriu que 300.000 HORAS de esforço, por ano, são usadas pra criar o material que é discutido lá [bit.ly/3pMO7B5]. SEM CONTAR o tempo pra organizar reuniões.
a gente JÁ descobriu que colaboração criativa descentralizada, distribuída e assíncrona cria consenso coletivo SEM reuniões: o PROBLEMA é SÓ convencer os CHEFES que há uma nova forma de tomar decisões, onde o PODER é distribuído de forma muito ampla na rede que faz o negócio funcionar. alguma hora, todo mundo chega lá. a conta é simples: pense num negócio que tem 1.000 pessoas; SE a média de tempo perdido em reuniões, lá, for apenas 10h/semana, por pessoa, a perda total será meio milhão de horas por ano. um outro negócio do mesmo porte, competindo com o do exemplo, que invista o mesmo tempo das reuniões em eficiência e eficácia… investe, ao invés de gastar, meio milhão de horas por ano em soluções para o cliente. alguma hora, o negócio das reuniões mudará para o negócio de soluções, ou irá para o grande cemitério dos CNPJ. simples assim.
lá na TDS.company a gente está, há algum tempo, desenvolvendo uma plataforma para colaboração criativa que tem por princípio a contribuição descentralizada, distribuída e assíncrona por escrito [um processo de brainwriting, para dar MAIS voz a todos na rede que participa da jornada e vai tomar e implementar as decisões], para criar consenso coletivo no desenho de qualquer coisa, de estratégia a produtos e serviços, passando por processo de aprendizado [sim, estamos usando a plataforma em cursos[. pra ter uma idea do que estamos falando, veja o exemplo de uma JORNADA pra seu time criar um PITCH [pra qualquer coisa, no link bit.ly/38NIZ9H; imagem abaixo] e imagine como você E seu grupo redesenhariam o que está nessa jornada pra DESENHAR qualquer apresentação para uma turma no seu negócio [ou fora dele]. em todos os testes qque a gente fez, o resultado é muito melhor do que fazer reuniões, usa muito menos tempo do que o das reuniões e tem um resultado muito melhor que o das reuniões…