vem aí o primeiro produto de conectividade móvel construído sobre android, o sistema operacional da open handset alliance, cujos trinta associados incluem a telefónica, tim, china mobile, docomo, motorola, lg, htc e samsung, além de ebay e google, que dá o nome aos bois. quase todo mundo que já ouviu falar da coisa acha que haveria, ou há, um "google phone". de tanto acharem, pegou.
nesta terça-feira, a t-mobile, outro membro do grupo, lança o primeiro celular da família android, um celular 3G feito pela htc. a máquina chega ao mercado americano por US$199 e tem inimigos declarados… o iPhone, os blackberry e os smartphones que rodam symbian e windows mobile. entendidos estimam que o primeiro gPhone vai ocupar 4% do mercado americano no último trimestre do ano. isso -se ocorrer- vai ser três vezes menos do que a apple conseguiu no primeiro trimestre do iPhone. vamos ver se outros fabricantes e operadoras vão lançar outros modelos, pra quem e por quanto.
a família "gPhone" deve se espalhar pelo mundo e, em breve, estar no brasil pelas mãos de algum de seus fabricantes e operadoras associadas. se pegar, vai ser porque quase tudo no celular pode ser mudado, inclusive a tela principal e o discador. e porque, segundo a promessa da aliança, qualquer aplicação vai se comportar como uma aplicação nativa. tomara. se isso acontecer, os outros que se cuidem. iPhone também.