SILVIO MEIRA

marketing online: faltam dados

a mckinsey perguntou a 340 executivos de marketing de todos os continentes como anda, hoje, a propaganda de suas empresas. mais de 90% respondeu que está fazendo propaganda na rede, e estamos falando de empresas de todos os tipos, em todo canto, e cerca de metade delas está usando tecnologias típicas da web 2.0, como widgets, wikis e social networks. boa notícia.

a má notícia é que a mesma turma, 55% da qual está aumentando seus gastos online, reclama que não há medidas quantitativas de seu esforço de marketing e propaganda virtual. somente metade das empresas usa algum tipo de medida quantitativa para seus investimentos online; só 52% está medindo o impacto da propaganda online em sua marca e reputação, mesmo quando este é seu principal esforço na rede. e apenas 30% está medindo o impacto offline de suas ações online.

ou seja: faltam dados. apesar da fuga dos anúncios para o mundo virtual [veja aqui o efeito no new york times], que vai acabar com boa parte do que hoje chamamos de mídia impressa, ainda não se conseguiu estabelecer um bom conjunto de processos, métodos e métricas, do ponto de vista de marketing, para o meio -a internet, em todas as suas vertentes- que começa a se estabelecer como o principal mecanismo de expressão e relacionamento de pessoas e empresas.

mouse-grand-dad.jpg

a receita da mckinsey? Online media have enjoyed tremendous growth and will continue to do so. Our survey suggests, however, that this growth will be far more robust if marketers implement accurate measurement techniques that help them understand the true impact of ads. ou seja: a mídia online está crescendo muito rapidamente e vai continuar assim por muito tempo. mas tal processo poderia ser ainda mais radical se tivéssemos melhores métodos e técnicas para medir o impacto e retorno do investimento das empresas em suas ações online.

grande oportunidade, pois, prá quem está -ou quer entrar, e sabe como- no negócio de medir o efeito da rede nos negócios. ou na conversa -na rede- sobre os negócios, como é o caso da e.life, daqui mesmo do brasil, que vem fazendo um trabalho muito interessante de mensuração do online buzz [veja mais sobre o assunto aqui].

Outros posts

celulares e câncer: a discussão recomeça

celulares aumentam o risco de câncer de cérebro? esta pergunta, até agora não respondida de forma simples e definitiva por nenhum estudo, ganhou recentemente uma

torpedos na [sua] direção?

estudo realizado nos estados unidos [em 2007] descobriu que quase 50% dos adolescentes americanos envia mensagens de texto enquanto dirige. cerca de 40% dos consultados

educação digital e “autocarros”

o blog da lu “apareceu” lá no C.E.S.A.R pra tomar um café e me fez uma ruma de perguntas interessantes. a primeira foi sobre “educação

Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do PortoDigital.org

contato@tds.company

Rua da Guia, 217, Porto Digital Recife.

tds.company
somos um negócio de levar negócios para o futuro, nosso objetivo é apoiar a transformação de negócios nascentes e legados nas jornadas de transição entre o presente analógico e o futuro digital.

strateegia
é uma plataforma colaborativa de estratégia digital para adaptação, evolução e transformação de negócios analógicos em plataformas e ecossistemas digitais, desenvolvido ao longo de mais de uma década de experiência no mercado e muitas na academia.