aqui em pernambuco o carnaval já começou [há umas duas semanas] e vai pelo menos até a quinta ou sexta-feira “de cinzas”. dá pra brincar 24 horas por dia, seja em recife e olinda ou em bezerros [nos papangus], nazaré [nos maracatus rurais], pesqueira, bezerros, triunfo, arcoverde e em muitas dezenas de cidades que têm um carnaval local e, ao mesmo tempo, muito especial, por sua história e manifestações culturais.
eu e cecília vamos estar no batuque da cabralada, onde kátia sai nas damas de passo, no domingo às 16h, na rua da guia e na terça às 1430h no bom jesus. a foto acima foi na saída de domingo passado, no bairro do recife. se você nunca viu, não perca uma das saídas do carnaval. tirante a “cabra” estaremos [e diana e pedro também] em outras dezenas de blocos e troças onde não estamos “dentro” mas logo ali do lado. se você quiser saber o que vai acontecer no recife, entre neste site aqui, da prefeitura, que tudo o que foi comunicado à secretaria de cultura está lá. a programação “oficial” deve dar uns –sei lá- 20% do que rola na cidade até a quarta-feira acabar com a brincadeira.
mas pode ser que você não seja um folião… vai ficar em casa ou na praia e prefere ler um texto [em papel!] sobre tecnologias da informação e comunicação. tem gosto pra tudo e, neste caso, o blog tem uma sugestão: em janeiro, fizemos uma série de artigos sobre o futuro da internet, usando 2020 como horizonte de desenvolvimento e uso da rede. o resultado, que pode ser obtido clicando neste link [ou na imagem abaixo], é um .PDF de 1.8M e 31 páginas, contendo a integra dos seis textos e mais uma pequena apresentação do conjunto, replicada ao fim deste post. faça o download, imprima e leve pra sua praia ou refúgio qualquer, pra onde, se tudo correr bem, você não vai querer levar um laptop. se o fizer, vai acabar trabalhando e aí o feriado perde toda a graça.
da apresentação dos textos, no arquivo…
nas próximas páginas, você vai encontrar um conjunto de textos curtos comentando e estendendo as previsões do PEW INTERNET PROJECT [PIP] para a internet em 2020 e situando, em alguns casos, os achados do PIP no contexto brasileiro. fazer previsões não é tarefa fácil ou pouco arriscada. segundo niels bohr, Prediction is very difficult, especially if it’s about the future.
as previsões de que o PIP fala são mais razoáveis do que os simples chutes que vemos, quase sempre, aqui e ali. trata-se de um conjunto de cenários, construídos com algum cuidado, apresentados para mais de mil especialistas, que votaram na possibilidade de um cenário qualquer ocorrer da maneira apresentada pela pesquisa, ao mesmo tempo em que expressaram, muitos deles, suas opiniões sobre a viabilidade do que estava sendo proposto como futuro possível e as alternativas que cada um imaginava no caso.
seria muito interessante ver um estudo destes feito e apresentado publicamente no brasil, usando gente daqui e de fora para explicar onde estamos e para onde vamos, partindo de, por exemplo, os dados da brasscom sobre penetração de internet e inclusão digital no país. a construção de políticas, especialmente as de longo prazo para infraestruturas fundamentais como a internet, é coisa séria demais para ser deixada a cargo apenas do governo de plantão. quanto mais gente, de toda parte da sociedade, se envolver em exercícios de imaginação, previsão, proposição e posterior observação, acompanhamento e auditoria das coisas públicas, mais perto elas se tornarão do que queremos ou gostaríamos que fossem.
pra quem não vai pra folia, bom feriado e boa leitura e descanso. pra quem vai, bom carnaval. podem começar pelo DÁ-O-LOUD, o bloco do c.e.s.a.r, hoje às 14h, na praça tiradentes… e se cuidem. este blog só volta ao ar na quarta de cinzas, a menos de alguma gréia momesca que, em meio a tantos maracatus, bois, troças, grêmios, blocos, caboclinhos… a gente encontre tempo pra publicar. EVOÉ!…