Você já parou para pensar quantas vezes foi enganado online, hoje?
Em um mundo onde a verdade parece ter se tornado opcional, o Brasil enfrenta uma crise silenciosa, mas devastadora. Somos o país mais vulnerável à desinformação entre 21 nações estudadas este ano pela OECD. Quase metade das vezes, nós, brasileiros, não conseguimos distinguir entre o verdadeiro e o falso da informação online.
Este não é apenas um problema de fake news. É uma ameaça à nossa democracia, à nossa saúde pública e ao próprio tecido de nossa sociedade.
No texto “Navegando no Mar de Mentiras: O Desafio Brasileiro na Era da Desinformação“, Rosário Pompéia e eu mesmo mergulhamos fundo nessa crise e…
- Descobrimos por que somos tão vulneráveis à desinformação,
- Aprendemos lições com a Finlândia, líder mundial em resiliência informacional
- Propomos um plano de ação para transformar o uso e entendimento de informação no Brasil.
Nosso texto não é um diagnóstico sombrio. É um chamado à ação e uma visão de esperança. Imaginem um Brasil onde cada cidadão é um verificador de fatos em potencial. Onde nossas escolas são incubadoras de pensamento crítico. Onde nossa mídia é um farol de confiança.
Este futuro não é uma utopia distante. É uma possibilidade real, se agirmos agora.
Baixe o texto completo e venha pensar com a gente. Porque no fim das contas, o que está em jogo não é apenas nossa capacidade de distinguir verdade de mentira online, mas o próprio futuro de nossa democracia e sociedade.
O momento de agir é agora. O Brasil que queremos amanhã depende das ações que tomarmos hoje.
[Link para download do texto completo: tinyurl.com/474tunvw]