os países membros do G8, grupo dos países ricos onde o brasil quer entrar, está considerando seriamente ir atrás do celular de cada um. tirou uma foto de um gol num jogo? saiba que os direitos de "transmissão" do futebol [aqui e algures] foram vendidos, por quem de direito… e você não pode compartilhar a tal foto com ninguém, pois isso seria "transmissão". e isso se não lhe tomarem o celular por ter tirado a foto.
a indicação de que isso pode vir a acontecer está nas páginas 12-13 de um relatório dos especialistas em propriedade intelectual liberado pela reunião de cúpula do japão. parte do texto diz que a primeira fase de um estudo do G8… will focus on digital piracy, which encompasses the infringement of all copyrighted materials including: recorded music, motion pictures, software, books and journals, through such methods as Internet piracy, direct computer to computer transfers, LAN file sharing and mobile phone sharing.
no segundo tempo, o estudo… may also incorporate a case study of digital piracy in the sports broadcasting industry. The study will seek to (i) describe the markets where digital piracy takes place, (ii) identify the drivers that underline the behaviour of the main market actors, (iii) present the main industry and government actions that affect the market and (iv) examine institutional regulations across different economies. [para traduzir o inglês, acima, use babelfish].
isso quer dizer que vão proibir bluetooth, por exemplo? ou proibir a sincronização de celulares e PCs?… e proibir celulares em estádios?… instituições como o G8 continuam tentando garantir a imortalidade de um passado já morto e enterrado. quase 100% dos celulares têm câmeras. eles irão a estados e elas vão tirar fotos. e as fotos serão compartilhadas. e isso é só o começo. o G8 deveria ouvir a galera com menos de 20 anos de idade sobre o tema, ao invés de agir em nome velha e cansada advocacia da outrora grande indústria de mídia.
o brasil tem que tomar cuidado pra, quando pegar estes barcos, não entrar na mesma camisa de força em que eles estão. mas isso é só vã esperança de minha parte… acho que nós vamos no mesmo caminho…