…nos EUA. uma auditoria do IG [inspetor geral do governo americano] concluiu que "until security control vulnerabilities are corrected, the IRS is jeopardizing the confidentiality, integrity, and availability of the massive volume of taxpayer…". pelo andar da carruagem, a receita federal americana não está garantido a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações dos contribuintes lá dos estados unidos.
numa atitude típica de responsáveis por órgãos de governo que são auditados por razões de segurança, o chief information officer [CIO] do IRS, arthur gonzalez, foi contra a divulgação do trabalho do inspetor geral e disse que… "we strongly object to public dissemination of information about IRS security vulnerabilities, as we believe it poses unnecessary and unacceptable risk to our national tax system and economic infrastructure"… ou seja: somos radicalmente contra a divulgação das vulnerabilidades de segurança da receita federal [de lá dos eua], pois isso cria riscos desnecessários para o sistema nacional de impostos e para a infra-estrutura econômica do país.
mas contra fatos não há argumentos, mr. gonzalez: o sistema de imposto de renda dos eua é vulnerável E uma auditoria federal acima de qualquer suspeita disse exatamente isso. resta ao pessoal do IRS trabalhar para melhorar sua segurança.
e aqui no brasil, hein? a idéia de dados dos contribuintes à venda nas calçadas da santa ifigênia, em são paulo, é mais que mera lenda urbana, segundo alguns. o governo federal, aqui, acaba de decretar um processo de melhora na gestão e segurança de informação sob sua responsabilidade. isso depois do TCU, meses atrás, dizer que a gestão e, principalmente, a segurança da informação, na administração federal, estavam muito abaixo da crítica.
mas ninguém disse nada sobre a santa ifigênia. e aí? é ou não possível comprar declarações de imposto de renda no meio da rua, em são paulo, à vista de todos?… já deu até no jornal hoje, mas nem tudo o que aparece na TV, como se sabe, é verdade…