toda vez que aparece um novo engenho de busca, o mundo imediatamente compara a coisa com google. assim foi com cuil, do qual este blog falou em julho passado. cuil [que ainda hoje lidera o ranking de páginas indexadas, cerca de 125 bilhões] não entregou os resultados prometidos e entrou pra história como um dos maiores fracassos da internet em todos os tempos.
e olha que a galera por trás do esforço é de primeira linha, gente que estava liderando times importantes em google e saiu de lá, segundo os próprios, para “revolucionar” o negócio de busca. só que não deu certo e cuil, depois de uma grande fanfarra de lançamento, desapareceu da rede [veja o gráfico abaixo, do google trends].
mas o negócio de busca é muito bom e nem mesmo a microsoft –que tem estado muito longe do sucesso, neste caso- desistiu do assunto: segundo vazamentos vindos de redmond, a empresa está testando KUMO, que poderia vir a ser o substituto [ou complemento] da busca atualmente sendo fornecida pela empresa em live.com. há quem já tenha visto o sistema ao vivo, na rede, mas hoje ao meio dia não havia nada no endereço kumo.com. vamos ver o que sai de lá. no nordeste, vai ter gente sugerindo que o nome da nova busca da MSFT deveria ser cuma?… que é como se pede explicações lá no cariri da paraíba, de onde eu venho.
mas há um competidor verdadeiramente novo e que está tratando sua chegada no cenário com muito mais cautela do que cuil. primalfusion, ao invés de se anunciar ao mundo como o maior, quer aparecer como o melhor entre as novidades e vai tentar criar uma categoria própria, a de thought networking, ou rede de pensamentos. a coisa faz sentido e pode ser muito útil para uma classe de buscas bem mais elaboradas do que é possível nas máquinas de busca atuais,
primalfusion está em alfa privado; só vai usar, agora, quem conseguir um convite pra entrar no limitado grupo dos testadores. mas o sistema foi demonstrado recentemente na DEMO 09 [veja o vídeo aqui; gostei do que vi] e você pode acompanhar o que está acontecendo no blog do site. pelo que o vídeo de demonstração deixa antever e se a performance de primalfusion for muito boa, ele pode vir a ser um dos mais interessantes sistemas de busca da web. senão, será só mais um cuil…