a lista dos jogos mais populares de facebook mostra que cada um dos cinco primeiros tem mais de dez milhões de usuários. o primeiro de todos é um online poker onde estão 14 milhões de jogadores, mas que só cresceu pouco mais de 10% entre maio e junho. pode perder o lugar, rápido, para o quarto colocado [restaurant city, ao lado], que saiu de 6.5 para 10.6 milhões de usuários em junho. a lista está neste link.
faz dois anos que facebook abriu sua API, ou application programming interface, a interface web para desenvolvedores externos estenderem a rede social com suas próprias idéias e código. de lá pra cá, três jogos "de facebook" alcançaram audiência maior do que o veterano WoW, world of warcraft, que tem quatro anos e está perto dos doze milhões de jogadores. e que é uma impressora de dinheiro, com margens operacionais acima de 75%. coisa de gente grande, que pode muito bem ser repetida, em breve, sobre a plataforma de alguma rede social.
e a tal rede pode ser facebook, que tem uns 200 milhões de usuários ativos. isso é muita gente. qualquer coisa que seja usada por cinco, dez por cento dos usuários de facebook pode se tornar um sucesso sem precedentes. pense dez por cento dos usuários de facebook a um dólar por mês de resultado líquido…
o assunto é importante o suficiente para gamasutra ter entrevistado gareth davis, o responsável pela plataforma de facebook, e pintar a pergunta básica, feita pelo próprio davis: facebook é um jogo? a resposta: …
I think there are many elements in Facebook that are game-like in behavior that make it so compelling and why we have 50 percent of our audience come back every single day. So, over a hundred million users every single day, and they’re coming back to hang out with their friends and engage with them…
ou seja, segundo davis, muitos elementos de facebook têm um comportamento parecido com um jogo, e eles atraem, todo dia, 50% da audiência de volta, cem milhões de pessoas voltando todo dia para se encontrar com seus amigos.
não é preciso discutir, aqui, o fenômeno das redes sociais. no caso das redes sociais e jogos online, uma das coisas que você deveria fazer, se tiver interesse, é ler a [longa…] entrevista de davis ao gamasutra. facebook está colando no xbox, no nintendo DS, tem uma API entendida por muitas companhias e dezenas de milhares de desenvolvedores e, como se não bastasse, parece que vai vaporizar orkut no brasil, onde começou a dobrar a audiência a cada dois meses.
junte gente, em volumes facebookianos [ou mesmo orkutianos, enquanto dure], pense que quase tudo na vida é um jogo ou pode ser visto como algo muito parecido com um jogo e ouça a receita de davis:
…as the traditional games industry gets more comfortable with social experiences and designs games around social experiences, and I think as the social gaming companies really move their games across multiple devices and think about how you have a game that spans the three screens — the Xbox, the computer screen on Facebook, and the mobile device — I think you can see both parties looking at this and going, "That’s really cool." And the intersections are going to be really appealing.
do meu lado, no c.e.s.a.r, a gente tá achando que twitter pode exercer o mesmo papel de facebook como infraestrutura de social gaming, especialmente pra jogos que tenham características de interação curta, aberta e em tempo quase real, criando ambientes do tipo flash mob.
a gente não ficou parado e está prototipando um bolão de palpeets sobre o campeonato brasileiro usando a API do twitter como máquina de jogar. você pode ver o resultado do esforço, até agora, em www.futweet.com.br. capaz até de você resolver jogar conosco. só é preciso ter um login no twitter e aprender duas ou três regras muito básicas. seja bem vindo.