SILVIO MEIRA

redes sociais e… produtividade?

mais de um bilhão e meio de pessoas está nas redes sociais. 80% de todo mundo que está na rede, segundo este relatório. de acordo com a mesma fonte, 70% das empresas faz algum tipo de uso de redes sociais e, entre as que já têm alguma “ação social”, 90% reportam algum tipo de benefício para o negócio em função de suas atividades “sociais” na internet. impressionante.

imageentre os usuários da internet, mais de 20% de todo o tempo de uso está nas redes sociais. muito. por outro lado, só 5% da comunicação e uso de conteúdo, nos EUA, se dá nas redes sociais. ou seja, por este ângulo, o “social, em rede” nem começou. e daí é que vem mas das conclusões de “the social economy: unlocking value and productivity through social technologies”, um relatório da mcKinsey, que você pode pegar neste link.

image

olhando para os processos de negócios e as possibilidades de interação “social” em setores de negócios que representam cerca de 20% da economia global, o estudo conclui que é possível aumentar a produtividade dos trabalhadores destes setores em nada menos que 20-25%… o que vai contra a ideia de que redes sociais são uma das fontes globais de improdutividade, servindo apenas pra detonar o tempo das pessoas, principalmente no trabalho.

image

claro que não é pra todo mundo. vigilantes e motoristas podem ter produtividade seriamente afetada pelo uso de redes sociais enquanto trabalham. e muitas outras atividades também. a análise vale para os que têm interagem o tempo inteiro como parte de suas funções. e é claro que não é só liberar as redes sociais no trabalho e aparecer, do nada, produtividade. nada de mágica, aqui. é preciso ter políticas e estratégias, métodos e processos, ferramentas e práticas. e educação, para criar [e manter] uma cultura organizacional de “performance social”.

Outros posts

a escrita, nas escolas, na rede

Este blog falou há pouco de uma pesquisa recente, inglesa, que aponta para o cidadão médio escrevendo cerca de 8 milhões de palavras em seu

Trânsito em Transe

Este foi o primeiro texto de uma série publicada no Diário de Pernambuco; o original saiu no dia 11/05/1997, no Caderno de Informática editado por

As bases da nova indústria literária

A Encyclopaedia Britannica anunciou que sua última edição em papel foi a de 2010. No mercado desde 1768, a enciclopédia era atualizada a cada dois

educação empreendedora: 2

este post é parte de uma série sobre educação empreendedora, derivado de uma palestra dada no sebrae nacional, em brasilia, no 27 de janeiro passado.

eleições: a resposta do TSE

depois da série de textos publicada pelo blog [veja os links 1, 2, 3, 4 e 5], o TSE entrou em contato com o terra

Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do PortoDigital.org

contato@tds.company

Rua da Guia, 217, Porto Digital Recife.

tds.company
somos um negócio de levar negócios para o futuro, nosso objetivo é apoiar a transformação de negócios nascentes e legados nas jornadas de transição entre o presente analógico e o futuro digital.

strateegia
é uma plataforma colaborativa de estratégia digital para adaptação, evolução e transformação de negócios analógicos em plataformas e ecossistemas digitais, desenvolvido ao longo de mais de uma década de experiência no mercado e muitas na academia.