facebook tem 400 milhões de usuários. fosse um país, seria o terceiro mais populoso do planeta, logo atrás de china [1.336B pessoas] e índia [1.177B] e acima de estados unidos [308M], indonésia [231M] e brasil [192M]. 100 milhões dos facebookers acessam a rede social a partir de celulares, o que é quase um méxico [107M] e mais que as filipinas [92M de habitantes].
e os dados mostram que onde há conectividade a preços razoáveis, isto é, não astronômicos, tal uso pode ser realmente social, em tempo real e o tempo todo: no reino unido [que já tem 1/4 da população de 62M na web móvel], quase metade do tempo de internet móvel é dirigido ao facebook: em dezembro passado, foram 2.2 dos 4.8 bilhões de minutos de uso da rede móvel na inglaterra.
e o modo de usar parece ser muito diferente da rede fixa, pois gerou 2.6B de páginas para facebook, contra parcas 400 milhões de páginas para google, que ficou num distante segundo lugar. é por essas e outras que google está correndo [e se esborrachando] com buzz…
e tem mais: do lado de cá do atlântico, estudo da ruder finn diz que, nos estados unidos, 91% dos usuários móveis usam seus aparelhos para socialização [contra 79% da galera dos PCs], passando em média 2.7 horas por dia na rede; e quase metade de quem está na rede, no celular, insere comentários em redes sociais e perto de 40% compartilham conteúdo, incluindo fotos. isso pega, e pega no mundo inteiro.
estes dados são apenas parte do mobile intent index, que você pode consultar interativamente clicando na imagem abaixo. boa interpretação. eu estou tentando imaginar quais serão os números [e as oportunidades de negócio e empreendedorismo] no brasil, quando 1/4 da população [quase um reino unido…] tiver smartphones e estiver na web móvel, daqui a uns cinco [“só”?… ou “tudo isso?”] anos…