por Silvio Meira

as crianças, tomando conta da rede… agora

a

depois de uma série de posts [muito] longos sobre profissões e sua regulamentação, o blog vai receitar, por um tempo, pílulas sobre o mundo digital.

a primeira, hoje: pesquisa da nielsen, nos EUA, mostra que as crianças estão na rede e em peso. o número de pessoas de 2 a 11 anos de idade na rede cresceu 18% entre maio/09 e maio/04, contra um crescimento de 10% do total de pessoas na rede. veja o gráfico abaixo:

imagee isso não é nada:  o número de horas na rede, entre a garotada [de novo, gente de 2 a 11 anos de idade] cresceu 63% nos últimos cinco anos, de sete horas online em maio/04 para mais de onze horas em maio/09. no mesmo período, o aumento do número de horas online da população online, como um todo, foi de 36%. não há nenhuma razão pra ser diferente no brasil, especialmente quando um número cada vez maior de residências começa a ter computadores e internet a preço fixo [conexão do tipo nearly always on, e não banda larga, como costuma ser o caso por aqui].

e isso quer dizer o que? primeiro, que as crianças estão usando a rede como parte essencial de suas redes, como extensão da escola, conexão com familiares distantes, diversão, gréia e por aí vai. segundo, quem nasce em rede vive em rede; é como aprender a ler: tirante raros e graves casos, nunca vi ninguém desaprender. no futuro, todo mundo –mesmo- estará em rede.

mas isso também quer dizer que muitas pessoas “do séc. XIX”, que conseguiram passar quase incólumes pelo séc. XX, vão achar que crianças na rede, no séc. XXI, esse tempo todo [menos de uma hora por dia…] é um absurdo. capaz desse pensamento ter alguma correlação com quem achava que mulheres não deveriam votar, que voto, de resto, era só pra quem tinha posses e, de resto, pra que ler e escrever, que era coisa de literatos e desocupados?…

o futuro das crianças –e dos adultos- é estar online 24h por dia. simples assim. o mundo muda, e rápido. no séc. XXI, se você existe, existe em rede e na rede, em tempo real e o tempo todo. se você já está aqui, lendo este texto, e sabe de alguém que não está, torne-se um missionário: traga esta alma perdida para o convívio da rede. antes que seja tarde. demais.

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo