por Silvio Meira

celulares: ligações perdidas

c

iphone-3g.jpgusuários do iPhone 3G estão reclamando de má conectividade e ligações caindo, o tempo todo, em todo mundo. deve ser novidade pra gringo ver.

aqui em pindorama, eu tô me acostumando a tentar entre três e sete vezes pra conseguir fazer uma conexão e a vê-la [ou melhor, ouvi-la] cair umas três ou quatro vezes em uma conversa de poucos minutos. e isso com qualquer celular, dos mais safados aos mais caros.

lá, segundo fontes bem informadas, o problema é no hardware do iPhone 3G e a coisa talvez seja reparada fazendo um upgrade do software, via iTunes. coisa chique, por sinal.

aqui, não há sinal de que as coisas melhorem no curto prazo. minha operadora diz que tem problemas de infra-estrutura e está trabalhando, arduamente, para resolvê-los. me prometeram um novo mundo, muito melhor, no começo de agosto. até agora, nada.

como o serviço costumava ser muito melhor no passado, o que foi mesmo que aconteceu? as operadoras venderam mais celulares, botaram montes de modens 3G na rua e não fizeram muita coisa por trás dos panos, deixando a infra-estrutura mais ou menos como estava. resultado? só vez por outra a gente consegue falar… ou se conectar.

quem pode fazer alguma coisa? consumidores, articulados, e seus órgãos de defesa. e concorrência, mais concorrência, com mais operadoras, portabilidade numérica e seja lá o que torne nossas operadoras mais sensíveis [no bol$o, principalmente] às necessidades e reclamações de seus [pretensos] usuários.

 

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo