por Silvio Meira

de alfabetizados para digitalizados?

d

o economist questiona: será que ler e escrever vão continuar tendo importância? como sinal dos tempos, mostra que o tempo que os americanos entre 15 e 17 anos gastam lendo [como lazer] caiu de 18 para 7 minutos por dia entre 1983 e 2003. citado pela revista, mark bauerlein diz que… digital technology has fostered a level of public ignorance that now threatens not just our competitive wellbeing but our democracy as well…

mesmo? acho que estamos precisando estudar, seriamente, quais são os reais efeitos das tecnologias de informação e comunicação na vida das pessoas, especialmente dos jovens. e precisamos rever as escolas e salas de aula, urgentemente. no fim do texto, o economist aponta artilharia pesada para as escolas de hoje: no surprise that when we incarcerate teenagers of today in traditional classroom settings, they react with predictable disinterest and flunk their literacy tests. They are skilled in making sense not of a body of known content, but of contexts that are continually changing.

e mais: Teachers must recognise that our pedagogical tools are inconsistent with the skills needed to survive in a world where people are always connected to everyone and everything. In such a world, learning to think for oneself could well be more important than simply learning to read and write.

em bom português? os professores têm que reconhecer que nossas ferramentas pedagógicas são inconsistentes com as habilidades necessárias para sobreviver num mundo em que as pessoas estão sempre conectadas a tudo e a todos. Em tal mundo, aprender a pensar por si mesmo pode muito bem ser mais importante do que simplesmente aprender a ler e escrever.

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo