por Silvio Meira

facebook: 300M usuários, R-D>0

f

facebook acaba de atingir 300 milhões de usuários. pouco mais de 70% são americanos, ainda. mas facebook pode vir a ser, e breve, o google das redes sociais abertas. está crescendo em todo o mundo, inclusive –e muito rápido- no brasil e índia, países que ainda são dominados por orkut, mas onde a rede de google começou a dar sinais de cansaço, crescendo bem mais lentamente do que seu desafiante [local].

image

e a companhia de mark zuckerberg [25 anos, “escapou” de harvard aos 22 para empreender] começou a ter um fluxo de caixa positivo. a receita, R, menos a despesa, D, é maior que zero, ou seja, sobra dinheiro, depois de pagas as contas e feitos os investimentos, para continuar crescendo. crescer, no caso, não significa ir atrás de orkut, que é absolutamente irrelevante no cenário mundial, mas tirar mySpace de cena. e isso também está começando a acontecer, como mostram os dados abaixo sobre visitantes únicos, no mes de agosto passado, oriundos de compete.com.

imageo blog falou sobre o embate em julho passado, no contexto de jogos sociais. e a web, que é [mais ou menos] uma grande rede livre de [efeitos de] escala [scale-free network], se comporta de forma a criar [procure ao seu redor] um negócio dominante cercado de vários outros que, de longe, tentam coletar as migalhas do mercado. e é muito provável que facebook esteja se tornando, muito rapidamente, o google das redes sociais.

o que não encerra o assunto, claro. mas resolve um problema: se isso verdadeiramente acontecer, a atual geração de redes sociais está sendo resolvida a favor de facebook. ao invés de ir atrás, os outros têm que começar a tentar descobrir qual vai ser a próxima geração destes tipos de sistemas ou que outras tecnologias vão substituí-las no curto ou médio prazos.

e é muito provável que a descoberta [e o empreendedorismo] venha de um dropout desconhecido, como zuckerberg, e não de um grande laboratório universitário ou de uma megaempresa que esteja investindo, hoje, bilhões de dólares em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área.

a pergunta de outros tantos bilhões de dólares [de receita, por ano…] pra você pensar em casa, é… por que?…

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo