por Silvio Meira

internet: atenção? parcial, contínua

i

você dirige no celular, come na TV, lê ouvindo rádio, conversa com um ouvido no iPod… e tá na internet fazendo várias destas coisas ao mesmo tempo. uma das mais antigas capacidades do ser humano, a de prestar atenção a muitos sinais simultaneamente, essencial para se sobreviver na floresta, antes, e na cidade e na vida, agora, foi se exarcebando à medida que as fontes de informação foram se diversificando. o nome moderno para tal característica humana é atenção parcial contínua [ou CPAleia mais sobre o assunto aqui], modo de sentir e viver que provavelmente não abandonaremos mais.

dê uma olhada no histograma abaixo, publicado por emarketer [com dados de GfK Roper]: quase 60% de quem está na rede ouve música e/ou fala ao telefone ao mesmo tempo, e metade come e/ou vê TV. como as respostas são cumulativas, uma boa percentagem deste povo pode estar fazendo quatro, cinco coisas, ao mesmo tempo, enquanto está na internet.

a pesquisa não levou em conta a possibilidade de se fazer sexo enquanto se navega na rede. pois deveria. aqui em recife, e provavelmente pelo mundo afora, há motéis a granel promovendo internet banda larga, grátis, como parte da rotatividade…

 

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo