por Silvio Meira

mobilidade em crise?

m

n97-closed_270x151-nokia.JPGao mesmo tempo em que lança seu "iPhone killer", a nokia comunica ao mercado que 2009 não vai ser fácil. segundo a empresa "Consumers are continuing dramatically to cut back their spending… [we are] under no illusions that the market would recover any time soon. We’re facing it across the world. What’s recently accelerated is the slowdown in emerging markets".

os consumidores estão cortando seus gastos de forma dramática e a empresa não tem nenhuma ilusão de que o mercado vai se recuperar no curto prazo. a queda nos gastos está ocorrendo no mundo inteiro e, mais recentemente, está se acelerando nos mercados emergentes. ou seja, o bicho vai pegar aqui, também.

segundo a nokia, o mercado de celulares será 5% menor no ano que vem. mas os analistas dizem que isso é uma má notícia anunciada por partes. até fevereiro, segundo quem entende do assunto, veremos previsões que farão a indústria de mobilidade parecer com a de automóveis. se for isso mesmo, estaremos com problemas muito graves. pra se ter uma idéia, a bmw anunciou uma queda de 25% nas vendas de novembro… e a honda pulou fora da formula 1.

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo