por Silvio Meira

o segredo do sucesso?… falhar. falhar rápido.

o

honda failure the secret to success

clique na imagem acima e vá ver um vídeo [em inglês] da honda sobre porque falhar é o grande segredo do sucesso. e porque toda vez que alguém que lhe diz que nunca errou é porque, na verdade, você está à frente de alguém que nunca tentou fazer nada de novo. e nem de velho, talvez.

a filosofia da honda é baseada em aprender tentando, tentativa e erro, aprender errando, errar rápido, errar mais rápido do que a competição e aprender mais rápido do que ela. ou procurar outra coisa pra fazer. soichiro honda, o fundador, sempre exigiu que seu pessoal assumisse riscos e falhasse: segundo ele, você podia errar cem vezes, desde que estivesse aprendendo para acertar uma.

taí uma coisa da qual todos nós precisamos nos lembrar sempre. no vídeo, takeo fukui, presidente mundial da honda, traduz honda-san: os avanços fantásticos da tecnologia são resultado de um caminho pavimentado por muitas falhas.

um dos programas mais interessantes da honda é o de desenvolvimento da família asimo de robos, investimento que começou em 1986. um dos primeiros frutos práticos deste aprendizado talvez venha a ser um dispositivo para ajudar pessoas com dificuldades de locomoção a se abaixar, subir e descer escadas e, claro, andar. clique no vídeo abaixo para ver a coisa funcionando.

provavelmente ainda há muito a fazer antes que a gente possa comprar um deles pela web e usar pra ajudar em casa, no trabalho ou pra um trekking rápido. mas dá pra ver que o espírito de soichiro honda –tentar, falhar, aprender- está escrito em cada parte do do "assento ambulante" da honda.

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo