aconteceu em san francisco: engenheiro de suporte e segurança de sistemas da prefeitura se desentendeu com seus empregadores, que tentaram demiti-lo. o resultado foi o sequestro do sistema de informação da cidade. como? o quase-demitido cancelou o acesso de todos os outros empregados que lidam com o sistema e manteve apenas o seu.

 teclado-maos.jpg

resultado? apesar da cidade continuar "no ar", se alguma coisa "cair" somente o engenheiro brigado com a prefeitura pode [em tese] botar a coisa de volta "no ar". mas o carinha está preso, se recusa a dar sua senha para a polícia ou seus antigos empregadores… o departamento de tecnologia ainda está tentanto entrar no sistema por seus próprios meios, sem sinal de sucesso até a hora deste post.

a discussão do assunto, no slashdot.org, é preciosa pra quem quer entender as implicações de quase tudo, na sociedade, depender de informática e de informática, em si, depender de gente. gente como nós, que tem todas as nossas vantagens, problemas e… surtos. em san francisco, ao invés da informática dominando a vida das pessoas, estamos vendo uma pessoa dominando a informática da cidade inteira. vale a pena ler o debate la na slashdot.org.