por Silvio Meira

the box: a bbc segue um container pelo mundo

t

ss-20080914124700.pnga bbc botou um GPS em um container da NYK e vai seguir os movimentos da caixa, pelo mundo, por um ano. o projeto é chamado "the box", inspirado no livro do mesmo nome, de marc levinson,

e a idéia é mapear a globalização da economia mundial: quem manda o que, pra quem e como e usando quais rotas terrestres e marinhas.

na última vez que eu olhei a coisa, ela estava em dublin, na irlanda, carregada de whisky, até aí, parece "coals to newcastle", ou geladeira pra pingüim. estão levando escocês pro pessoal que tem, em casa, jamesons e bushmills.

mais hora, menos hora, coisas como o "box" e quase todas as outras, bem menores do que ele, serão rastreadas em tempo integral. adam greenfield, em everyware: the dawning age of ubiquitous computing, descreve um mundo onde todas as coisas são unicamente identificáveis, podem ser procuradas, encontradas e obtidas através da rede, carregam consigo [porque, por trás delas, há um sistema de informação] seu plano de construção e reciclagem e, quando questionadas, revelam sua história, em função da programação que tiveram para coletar dados essenciais de seu funcionamento [ou tempo de vida].

tanto quanto no caso do container, as interfaces de coisas que têm características de everyware são transparentes, e a informática que as torna ativas é invisível. breve, numa caixa perto de você. ou, se você viver o suficiente, em você mesmo.

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo