por Silvio Meira

torpedos na [sua] direção?

t

estudo realizado nos estados unidos [em 2007] descobriu que quase 50% dos adolescentes americanos envia mensagens de texto enquanto dirige. cerca de 40% dos consultados concorda que mandar e ler torpedos na direção é uma distração muito grande… mas continua mandando mensagens de texto enquanto dirige.

o estudo, que entrevistou 900 adolescentes em 26 escolas nos eua, põe DWT [driving while texting, que seria algo como DMT, ou dirigir mandando torpedos, em português] na mesma classe de risco de guiar alcoolizado. e uma outra pesquisa, da harris interactive, descobriu que 66% dos adultos lê mensagens de texto ou emeio enquanto dirigindo e 57% envia emeios e texto na direção. e isso quando, ao mesmo tempo, 91% dos adultos consultados concordou que DMT é uma ameaça muito grande.

uk_texting_jail.jpgcombinando os dois resultados: o que se aprende  e faz na adolescência é normalmente reforçado na idade adulta. mesmo que seja perigoso e ainda que a percepção de risco aumente. quem "sabe" e está "acostumado" a fazer acha que é imune ao risco.

algumas cidades e estados americanos e países, mundo afora, estão proibindo DMT e multando quem for pego, no ato, entre US$200 e US$2.000. mais a coisa é uma praga mundial, a ponto de já haver sinais de trânsito aconselhando as pessoas a "não DMT". quase como sempre, não há dados para o brasil. seria interessante descobrir o que acontece por aqui.

no mundo, parece que as coisas vão piorar. uma outra pesquisa, recente e feita pela orange com 17.000 pessoas em 30 países, revela que SMS está se tornando coisa de antigamente. a presença cada vez maior de serviços de mensagens instantâneas nos celulares [como IM, AIM e agregadores de serviços como fring] está diminuindo o número de mensagens de texto que as pessoas enviam [em cerca de 50%, para quem tem IM no celular], em favor de situações mais interativas como as criadas ao redor de IM. e isso significa ainda mais atenção destinada ao celular do que ao mundo ao redor. as conseqüências são previsíveis.

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo